Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Oficinas de graça

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC) realiza, em outubro e novembro, o Cena em construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015. A ação levará oficinas a dez estados das cinco regiões brasileiras. As inscrições são gratuitas. Podem participar estudantes e profissionais da área.

Acesse a ficha de inscrição

O novo programa na área de formação da Funarte vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação; montagem cênica; caracterização; som; e novas mídias. Os primeiros municípios a receber as oficinas, no período de 19 a 30 de outubro, serão Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e Rio de Janeiro.

O programa e seus objetivos

O Cena em construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 10 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Através do Cena em construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

O Cena em construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: Cenografia; Oficina de segurança em montagem de palco; Cenotécnica e contrarregragem; Direção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênico; Criação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luz; Criação de luz 1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino 1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

Locais e datas dos circuitos de oficinas

Região Sudeste
Rio de Janeiro (RJ) – 19 a 30 de outubro
Vitória e Vila Velha (ES) – 19 a 30 de outubro

Região Sul
Curitiba (PR) – 26 a 30 de outubro
Porto Alegre (RS) – 23 de novembro a 4 de dezembro

Região Norte
Rio Branco (AC) – 3 a 7 de novembro/ 23 a 28 de novembro
Manaus (AM) – 16 a 27 de novembro

Região Nordeste
João Pessoa (PB) – 3 à 13 de novembro
Crato (CE) – 9 a 13 de novembro

Região Centro-Oeste
Cuiabá (MT) – 17 a 28 de novembro
Dourados (MS) – 16 a 20 / 23 a 27 de novembro

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar