Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Questões ambientais para crianças e jovens

Crisley Santana / Jornal USP

A agência oficial de meteorologia do Reino Unido afirmou que o planeta baterá seu recorde de aquecimento até 2024, com o aumento das temperaturas médias entre 1,15 a 1,46 grau Celsius. A temperatura média atual é de cerca de 15ºC.  Para entender as consequências desse aquecimento e outras questões ambientais, o site Mudanças Climáticas e a Sociedade apresenta com uma linguagem acessível e didática um panorama geral sobre o funcionamento do sistema terrestre e os impactos da ação humana. 

O projeto foi realizado pela equipe do professor Tercio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em São Paulo, com apoio do 5º edital Santander/USP/FUSP promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade. A proposta é fornecer conhecimento confiável e de qualidade, com base em pesquisas científicas, acerca das questões ambientais e urgentes que o planeta enfrenta atualmente. Expandir a consciência coletiva da população, especialmente dos jovens, para que sejam capazes de atuar pelas questões ambientais, também são metas do projeto. 

“O tema das mudanças climáticas tem estado na mídia já há algum tempo mas muitas pessoas não compreendem o que realmente significa. Por exemplo, qual a diferença entre mudanças climáticas e aquecimento global? O ser humano é mesmo o responsável por estas mudanças?”, explica o professor Ambrizzi. Ele destaca que ainda há muita desinformação e negação de que o clima está passando por uma transformação e de que os grandes responsáveis somos nós mesmos, como resultado dos desdobramentos da Revolução Industrial.

“Por isso pensamos em fazer um material para estudantes de todos os níveis da educação, em linguagem simples e ilustrações chamativas, sobre os aspectos relacionados ao tema da mudança do clima e seu impacto na sociedade. Acreditamos que cada vez mais a Universidade deve dialogar com o público externo a seus portões, comunicando de forma clara e precisa conceitos importantes que podem ajudar as pessoas em seu dia a dia”, conclui.

Entre os assuntos abordados no site, a importância do Sol para a Terra é o primeiro tópico, já que ele é a principal fonte de energia do planeta e sem ele, provavelmente, não existiria vida humana na Terra. As diferentes temperaturas que cada região enfrenta, além das diferentes estações, como outono, verão e primavera, que ocorrem devido à relação da Terra com o sistema solar, são outros conteúdos de destaque.

Também tem espaço o fenômeno conhecido por “efeito estufa”,  responsável por permitir que parte da energia que chega ao planeta não retorne para o espaço, garantindo temperaturas e outros aspectos climáticos adequados para a existência da vida. Segundo o material abordado, sem a ocorrência desse fenômeno, a temperatura terrestre poderia alcançar cerca de 18ºC abaixo de zero. Os oceanos, por exemplo, seriam todos congelados. 

Junto ao site, há também o e-book Mudanças Climáticas e a Sociedade contendo as principais informações trazidas pelo portal que pode ser baixado gratuitamente.  “A ideia foi elaborar uma cartilha com conceitos básicos sobre o tema, porém os textos foram crescendo, ficando mais extensos, e no final se transformou em um livreto no formato PDF”, explica Natália, completando que o material terá algumas impressões físicas que serão distribuídas em escolas e bibliotecas do País. “Foi bastante desafiador e instigante trabalhar com uma ilustradora, que precisa pegar as nossas ideias e transformá-las em imagens, criando de forma leve e poética, a fim de aproximar mais o público desse tema muito importante”, finaliza.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar