Brasil conquista 4 medalhas em informática para garotas

Ao lado de 43 países e 157 meninas competindo, a equipe brasileira que participou da Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI) obteve quatro medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. O evento, que aconteceu de forma virtual, aconteceu em junho deste ano. Carolina Moura Valle Costa, 16 anos, conquistou 8º lugar geral e uma medalha de Ouro; Luana Amorim Lima, 16 anos, conquistou medalha de Prata; e Letícia Barbieri Stroeh, 17 anos, e Maria Elaine de Holanda Cavalcante, 16 anos, ficaram com a medalha de Bronze.

A Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI) é uma nova competição de programação apenas para meninas e funciona nos mesmos moldes da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO), da qual o Brasil participa desde 2017. O objetivo do EGOI é fornecer uma plataforma para que as meninas possam desfrutar e aprofundar o seu interesse pela Ciência da Computação e incentivar a participação feminina em Olimpíada internacional de Informática que possui apenas 2% de meninas.

A base da equipe foi formada a partir do Torneio Feminino de Computação, criado no ano passado pelo Movimento Meninas Olímpicas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Olimpíada Brasileira de Informática, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 2002 o Governo Federal apoia essas iniciativas por meio de chamadas públicas lançadas pelo CNPq, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). Todos os anos, são apoiadas entre 10 e 15 olimpíadas, nacionais e internacionais.

Fonte: CNPq

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma