Mensagem da Unesco pelo Dia do Professor
A cada ano, no Dia Mundial dos Professores, nós celebramos as contribuições ilimitadas realizadas por professores em todo o mundo. Dia após dia, ano após ano, essas mulheres e esses homens dedicados a orientar e acompanhar estudantes pelo mundo da aprendizagem, ajudando-os a descobrir e a realizar seu potencial. Ao fazê-lo, os professores não apenas ajudam a construir o futuro individual de milhões de crianças – eles também ajudam a construir um mundo melhor para todos.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável realiza essa importante conexão entre educação e desenvolvimento. Ao adotar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, os líderes mundiais se comprometem a “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Esse objetivo não poderá ser alcançado se não aumentarmos a oferta de professores qualificados e se não os empoderarmos para serem agentes da mudança educacional na vida dos estudantes que eles ensinam.
A situação é urgente. Para se alcançar a educação primária universal até 2030, precisamos de mais 24,4 milhões de professores. Esse número é ainda maior para a educação secundária, área em que são necessários 44,4 milhões de professores.
Como podemos formar esses novos professores e atraí-los para a profissão essencial do ensino quando, em todo o mundo, muitos professores têm formação deficiente, são mal pagos e subvalorizados?
Muitos professores ainda trabalham com formas inadequadas de contrato e de pagamento. Com frequência, eles vivem em condições difíceis e não têm formação inicial adequada, desenvolvimento profissional continuado, nem apoio consistente. Às vezes, eles são vítimas de discriminação e até mesmo de ataques violentos.
A docência poderia ser atrativa, uma das profissões mais escolhidas – se os professores fossem valorizados de forma compatível ao imenso valor que eles oferecem às nossas crianças, e se o seu status profissional como educadores refletisse o enorme impacto que a sua profissão tem no nosso futuro compartilhado.
Isso significa proporcionar a eles formação e desenvolvimento continuados, para apoiá-los em seu papel fundamental de educar todas as crianças, em todos os contextos – incluindo as comunidades mais pobres e mais remotas, bem como nas comunidades que passam por situações de crise. Isso significa compensá-los de maneira adequada e fornecer a eles as ferramentas de que precisam para desempenhar suas atividades indispensáveis. Isso significa colocar em prática políticas que salvaguardem e reforcem o status dos professores – começando por se dar aos professores um lugar na mesa e um papel ativo na tomada de decisões que afetam o seu trabalho. Por fim, isso significa melhorar a eficiência e a eficácia dos sistemas educacionais, em todos os níveis.
Há 50 anos deste dia, esses princípios foram estabelecidos na Recomendação UNESCO/OIT de 1966, relativa à Situação dos Professores, um marco de referência que resultou no primeiro instrumento normativo internacional destinado à profissão docente. Desde aquele dia, temos realizado grandes progressos na elevação do status dos professores – mas ainda existe muito mais trabalho a ser feito.
Nós dedicamos o Dia Mundial dos Professores de 2016 à celebração desse marco, reafirmando o nosso compromisso quanto aos padrões e às aspirações que ele representa – e, da mesma forma, redobrando os nossos esforços para alcançá-los. Os professores de todo o mundo – e as crianças de todo o mundo – não merecem menos do que isso.