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Deficiência intelectual: o conceito

O conceito de Deficiência intelectual, passou no decorrer dos anos por diversas definições e terminologias para caracterizá-la, tais como: Oligofrenia, Retardo mental, Atraso mental, Deficiência mental, etc. De acordo com Krynski et al. (1983), esse tipo de deficiência é um vasto complexo de quadros clínicos, produzidos por várias etiologias e que se caracteriza pelo desenvolvimento intelectual insuficiente, em termos globais ou específicos.

Segundo a Associação Americana de Deficiência Mental (AAMR) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), Deficiência Intelectual ou Deficiência Mental (DM – como não é mais chamada) é o estado de redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo da média, oriundo no período de desenvolvimento, e associado à limitações de pelo menos dois aspectos do funcionamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade em comunicação, cuidados pessoais, competências domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho.

A deficiência intelectual se caracteriza também por um quociente de inteligência (QI) inferior a 70, média apresentada pela população. Esta é uma nova classificação e tem importantes implicações para o sistema de prestação de serviços para pessoas com esse tipo de deficiência. A maneira anterior de classificação fazia referência aos elementos diagnósticos da deficiência mental. Assim, a utilização de um único código de diagnóstico de deficiência mental se afasta da conceituação prévia amplamente baseada no QI, que estabelecia as categorias de leve, médio, severo e profundo. Deste modo a pessoa era diagnosticada como deficiente mental ou não, com base no comprometimento dos três critérios de: idade de instalação, habilidades intelectuais significativamente inferiores à média, limitações em duas ou mais das dez áreas de habilidades adaptativas estabelecidas.

Números
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 10% da população em países em desenvolvimento, são portadores de algum tipo de deficiência, sendo que metade destes são pessoas com deficiência intelectual. No Brasil, segundo censo 2000, foram identificados 2.844.936 casos de deficiência intelectual, sendo 1.545.462 homens e 1.299.474 mulheres. Representando 8,3% das deficiências encontradas em toda a população nacional. O censo indica ainda que há um número maior de deficiências do que de deficientes, uma vez que as pessoas incluídas em mais de um tipo de deficiência foram contadas apenas uma vez. O número de pessoas que apresentam mais de uma deficiência no Brasil é de quase 10 milhões.

Diagnóstico
Na maioria dos casos o diagnóstico é feito baseado no atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor (a criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar, falar) e na dificuldade no aprendizado (dificuldade de compreensão de normas e ordens, dificuldade no aprendizado escolar), mas existem ou critérios para o diagnóstico da DM como:

•Funcionamento intelectual significativamente inferior à média;
•Déficits ou prejuízos concomitantes no funcionamento adaptativo atual;
•Início no período de desenvolvimento até os 18 anos;
•Diversidades culturais e lingüisticas, assim como as diferenciadas formas de comunicação e comportamentos;
•Limitações nas áreas adaptativas de acordo com as exigências de cada meio, idade e necessidade de suportes individualizados;
•Capacidades específicas sempre coexistem com outras habilidades adaptativas.

É preciso que haja uma série de sinais associados para que se suspeite de deficiência mental. Um único aspecto não pode ser considerado como indicativo de qualquer deficiência. O diagnóstico da deficiência intelectual deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta de pelo menos um assistente social, um médico e um psicólogo.

Causas e fatores de risco
Muitas são as causas e os fatores de risco que podem levar à instalação da deficiência mental. Põem muitas vezes, mesmo utilizando sofisticados recursos diagnósticos, não se chega a definir com clareza a etiologia (causa) da deficiência intelectual.

Síndromes
Inclui-se também nas deficiências mentais algumas síndromes como:
•Sindrome de Down
•Síndrome de Angelman
•Síndrome de Rubinstein-Taybi
•Síndrome de Lennox-Gastaut
•Esclerose Tuberosa

Fonte: Wikiducação – construção coletiva de conhecimento – www.wiki.educartis.com

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Juliana
Juliana
9 anos atrás

Encontramos nas escolas muitos alunos com deficiência intelectual que apresentam muita dificuldades em aprender os conteúdos na sala de aula

Rita de Cássia Ferreira
Rita de Cássia Ferreira
Reply to  Juliana
9 anos atrás

Sim.São muitos casos existentes e pouco detectados pela escola por insuficiência de ´profissionais no quadro da instituição.

LUIS FERNANDO BARBOSA PEREIRA
LUIS FERNANDO BARBOSA PEREIRA
Reply to  Rita de Cássia Ferreira
8 anos atrás

SIM ,EXISTEM PROFESSORES E PROFESSORES, NO ENTANTO CABE A NÓS PROFESSORES ,EDUCADORES ESTE OLHAR .MAS, A FAMÍLIA É QUEM DEVE TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS DEVIDO AO OLHAR CLINICO DO PROFESSOR.

Cacilda Roberto Alves
Cacilda Roberto Alves
10 anos atrás

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado

RENATO
RENATO
Reply to  Cacilda Roberto Alves
8 anos atrás

O PROBLEMA DA INCLUSAO, DA FALTA DE ESTRUTURA DAS ESCOLAS, DAS LIMITAÇOES DOS PROFESSORES QUANTO A ESTRATEGIA DE ENSINO PARA ESSE PUBLICO, TALVEZ SEJA A PONTA DO ICEBERG QUANDO SE FALA EM EDUCAÇAO NO BRASIL, ESSA DEFICIENCIA DA INCLUSAO DIGNA DOS ALUNOS COM DI MOSTROU QUE O SISTEMA É ARCAICO, COM SALAS SUPERLOTADAS, COM ENSINO CONTEUDISTAS, QUE EXIGEM DO ALUNO CADA VEZ MAIS RAPIDEZ DE RESPOSTA, RACIOCINIO, E DO PROFESSOR CADA VEZ MAIS HABILIDADE PARA CUMPRIR O CONTEUDO PLANEJADO, A QUESTÃO DA APRENDIZAGEM ESTA RELACIONADO AO PASSAR DE ANO, CUMPRIR A META, DESCARTA A REFLEXÃO, O PENSAMENTO CRITICO, POR ISSO CADA VEZ MAIS FORMAREMOS CIDADAOS SEM NENHUM SENSO CRITICO, ESCREVENDO ERRADO, PESSOAS SEM OPINIAO FORMADA E QUE VOTARAO EM PALHAÇOS E PASTORES PARA DIRIGIR O PAÍS NO CENARIO DA POLITICA… COM UM SISTEMA DE ENSINO TAO ARCAICO, UMA CULTURA RETROGRADA (ONDE A FUNKEIRA É POETA, E A MUSICA DO ANO É A DO LUAN SANTANA, E O CANTOR DO ANO É O NALDO) VEREMOS MUITOS DI E SUAS FAMILIAS SE FRUSTRANDO COM UMA EDUCAÇAO QUE NAO FUNCIONA NEM PARA OS DITOS NORMAIS, QUANTO MENOS PARA OS ESPECIAIS

zayra
10 anos atrás

muito bom adorei muito

leticia mesquita
leticia mesquita
10 anos atrás

faltou falar da sindrome de williams

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