Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Crianças atarefadas

Consequência: depressão chega cedo e numa incidência cada vez maior entre adolescentes e jovens.

Crianças atarefadas, jovens  deprimidos

Por  Michele Müller
Jornalista com especialização em neurociências

A depressão chega cedo e numa incidência cada vez maior. É hoje a causa principal de incapacidade entre adolescentes, segundo dados de 2014 da Organização Mundial da Saúde. O constante aumento de sintomas de distúrbios mentais nessa fase da vida foi comprovado recentemente em uma meta pesquisa envolvendo 6,9 milhões de jovens americanos. Psicólogos da Universidade de San Diego constataram que, com relação aos estudantes da década de 80, hoje os jovens apresentam 75% mais distúrbios de sono e 38% mais problemas de memória – manifestações que servem como um alerta para a saúde mental.

Uma das autoras do estudo, a pesquisadora Jean Twenge já havia concluído em outra análise divulgada em 2009, que o aumento da incidência de problemas psicológicos entre adolescentes vem crescendo de forma constante desde a década de 30. Autora de diversos livros de psicologia – entre eles o Generation Me (Geração Eu), sobre o comportamento dos jovens do século 21 – ela constatou que os estudantes hoje são mais instáveis e sentem-se muito mais isolados e insatisfeitos com a vida que as gerações de seus pais e avós.

Na análise de Twenge, esse declínio na saúde mental dos jovens é uma resposta ao crescimento da valorização do consumo e à busca quase obsessiva da sociedade atual pelo sucesso. Diante de objetivos de vida extrínsecos, que dependem do ganho financeiro e material, e cada vez mais longe dos intrínsecos, relacionados ao desenvolvimento pessoal e espiritual, os jovens sentem que têm menos controle sobre a própria vida. E o que seria a ansiedade, essa famosa vilã da saúde mental, se não a sensação de ter pouco domínio sobre o destino?

A fragilização da saúde mental, resistindo a tantos novos tratamentos que surgem no mercado, é certamente um reflexo de grandes mudanças ambientais; e o materialismo valorizado desde a infância é, sem dúvida, um deles. Mas o professor do Boston College e pesquisador em ciências biológicas Peter Gray, autor de Free to Learn (Livre Para Aprender) e Psychology (Psicologia), analisou a questão sob outro espectro. Investigador das raízes biológicas e antropológicas da educação, percebeu que a atividade mais importante da infância encontra-se em constante declínio nas últimas décadas – desde que o nível de ansiedade dos jovens começou a subir. Segundo ele, as crianças hoje têm muito menos tempo para brincar livremente que a geração anterior. E seus pais já tiveram menos que seus avós.

Esse tempo vem sendo preenchido com mais estudo, quantidade maior de lição de casa e atividades extra curriculares coordenadas por adultos, sem falar na televisão e, mais recentemente, nos jogos eletrônicos. A obsessão pelo sucesso levou os pais a valorizar cada vez mais as notas e avaliações, incentivar a competitividade e pressionar a criança a aprender cada vez mais em menos tempo. As escolas têm mais dias letivos e até mesmo o tempo médio de recreio vem diminuindo, sendo que muitas oferecem atividades assistidas com o intuito de “aproveitar melhor” o tempo livre das crianças.

Sem a liberdade de explorar o mundo sozinhas, longe da supervisão e julgamento do adulto, elas são privadas do meio mais eficaz que a natureza lhes deu de aprender e de praticar o autocontrole. Ao brincar independentemente, crianças fazem escolhas e vivem suas consequências, aprendem a criar e a seguir regras, resolvem seus próprios problemas e são constantemente desafiadas a segurar seus impulsos e a controlar seus medos. Sem a intervenção de um adulto, não existe método mais eficaz que a brincadeira para aprender a negociar com outros, a se defender de injustiças e a controlar a ira.

“Brincar é o meio primário para praticar e desenvolver habilidades sociais e cognitivas que são fundamentais para seu sucesso na cultura em que as crianças inseridas. Nada que fazemos, nenhum brinquedo, nenhum ´tempo de qualidade´ com os filhos, nenhuma atividade especial pode compensar a liberdade para brincar que estamos tirando das crianças. O que elas aprendem por meio de suas próprias iniciativas não pode ser ensinado de outra forma”, salienta Gray, em seu livro Free To Learn.

Existe uma necessidade maior de se preocupar com a segurança e hoje elas já não brincam nas ruas com independência. Somado a isso está o fato de que os adultos vêm perdendo a confiança nas próprias crianças. Com menos filhos e mais protetores que nunca, pais hoje controlam de perto as brincadeiras, privando-os de qualquer perigo de uma forma exagerada. Crianças são julgadas como irresponsáveis e incompetentes e, em nome da segurança, são privadas de desenvolver coragem e autoconfiança. “Perdemos de vista a maneira natural de criar os filhos”, lamenta o pesquisador.

Com menos tempo para praticar as capacidades que só a brincadeira livre desenvolve, os adolescentes estão despreparados para a independência e começam a viver as consequências da falta de empatia, incapacidade de lidar com conflitos e sentimento de pouco controle sobre o próprio destino. Fraquezas que podem comprometer a saúde mental e que hoje praticamente definem a geração que está deixando a infância.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel Alencar
9 anos atrás

Pais e professores devem comedir as azáfamas dos infantes.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar