Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

15 anos da Mostra Geração

Aula magna de Jorge Furtado. Imperdível.

Por Bete Bullara
Coordenadora da Mostra Geração

Está chegando mais uma edição do Festival do Rio, o mais importante evento de cinema do Rio de Janeiro. A Mostra Geração, que é o segmento infanto-juvenil do Festival, completa em 2014 seu 15º aniversário e tem muito a comemorar. Criada para aproximar crianças e jovens do cinema de qualidade e diversidade, para abrir diálogo com os educadores e para dar espaço para que os pequenos realizadores mostrem e discutam suas obras, podemos que dizer com orgulho que ela tem cumprido essas funções plenamente. Muitas das pessoas que eram crianças quando estiveram a primeira vez em nossos programas tornaram-se assíduos frequentadores das salas de cinema. Multiplicaram-se os professores que trazem seus alunos e trocam ideias nos Encontros de Educadores.

Para comemorar como se deve, organizamos mais um evento, que propomos que venha a ser permanente: uma Aula Magna, que será inaugurada com palestra do cineasta Jorge Furtado, um mestre da linguagem cinematográfica, que cria sem parar novas formas de significação em imagens e sons. A Aula Magna será aberta ao público, com entrada mediante senha, e acontecerá no dia 27 de setembro, às 15 horas. Anote em sua agenda, pois em breve divulgaremos o local. Outro programa imperdível é a estreia de Encantados, o novo filme da cineasta Tizuka Yamasaki, que deve ganhar as telas em bairros diversos.

O primeiro Encontro de Educadores, com a parceria do Instituto Desiderata e a Secretaria Municipal de Educação-RJ, acontecerá no dia 26 de setembro, apresentando o filme holandês Finn, dublado ao vivo, numa sessão totalmente pilotada pelos professores e alunos monitores do projeto Cineclubes nas Escolas, da SME, voltada prioritariamente para escolas das 1ª, 2ª e 3ª CRE. O segundo, com o filme Men, Womam and Children acontecerá no dia 2 de outubro, quinta feira, às 19h no cinema São Luiz, sala 3.

O Programa Vídeo Fórum selecionou 51 filmes de crianças e jovens até 18 anos não universitários, realizados em escolas ou projetos culturais. Durante 5 dias, esses jovens autores podem ver seus trabalhos projetados em tela grande e sala escura, e depois debaterem técnicas e linguagem. A curadoria seleciona a programação levando em conta a criatividade do filme e a participação de todas as instituições inscritas, independente da qualidade técnica, porque sabemos que esse é um processo educacional. Aí podemos mais facilmente constatar a importância do debate para o avanço da expressão dos alunos. A cada ano, melhora. Portanto, convidamos todos os professores e alunos que desejam fazer seus filmes, mesmo que pela primeira vez. A programação do Vídeo Fórum é inteiramente gratuita e acontece no cinema Estação Rio, sala 2, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.

Com muitas atrações a mais, como sessões na Arena Cultural  Jovelina Pérola Negra e salas de exibição alternativas, a Mostra Geração divulgará em seguida no seu blog e facebook a programação da Mostra Internacional, com filmes vindos de várias partes do  mundo.

Acompanhe nossos eventos nos seguintes endereços:
Blog: mostrageracao.blogspot.com.br
Facebook: Mostra Geração
Twitter: @MostraGeracao

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elaine Mayworm
Elaine Mayworm
9 anos atrás

Parabéns, Mostra Geração!!!!
Que outros quinze, trinta, quarenta e cinco, sessenta anos e mais possam ainda sr palco para o debate sobre a produção audiovisual juvenil em nosso país!
Como crescemos com isso!!! E como fazer parte das sessões de Vídeo Fórum ampliam os horizontes de nossos alunos!
Obrigada por essa “janela” que abrilhanta o Festival de Cinema do Rio todos os anos!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar