Do Tela Viva News
De olho na crescente audiência do serviço de streaming de vídeo de games Twitch, o Google anunciou nesta sexta-feira, 12, o lançamento do YouTube Gaming, um novo aplicativo e website dedicado exclusivamente aos jogos. Além de agregar conteúdo que já está disponível no portal tradicional, a ideia é permitir uma “experiência melhorada ao vivo que deixa mais simples fazer broadcast de gameplay ao YouTube”, com um sistema redesenhado (agora não é necessário mais agendar uma transmissão), gravação digital, conversão automática de vídeo e captura em 60 quadros por segundo.
Para quem consome os vídeos, haverá facilidades. A companhia vai criar páginas específicas para 25 mil títulos, onde será possível assistir aos vídeos e streamings de cada jogo. O YouTube Gaming também deverá ter canais de publishers de jogos e de criadores do portal de vídeos. O próprio sistema de busca levará em consideração o tipo de conteúdo: as sugestões serão sempre de games.
Em post no blog oficial do YouTube, a companhia afirma que o Gaming estará disponível inicialmente neste verão (inverno no Brasil) nos Estados Unidos e no Reino Unido. A partir deste final de semana, a companhia contará com um estande na maior feira de videogames do mundo, a E3, nos Estados Unidos, onde convidará participantes a testar a plataforma. Até o momento, a empresa não informou se haverá versões do aplicativo para iOS ou para os consoles da atual geração (Nintendo Wii U, PlayStation 4 e Xbox One) que permita a transmissão facilitada. A plataforma trará páginas individuais para cada jogo, e já será lançada com espaços dedicados para mais de 25 mil títulos, como “Zelda” e “Asteroids”.
“YouTube Gaming foi construído para ser sobre seus games favoritos e jogadores, com mais vídeos do que qualquer outro lugar. De “Asteróides” a “Zelda”, mais de 25 mil games cada um terá sua própria página, um local próprio para todos os melhores vídeos e transmissões ao vivo sobre o título”, afirmou o gerente de produto do YouTube, Alan Joyce, por comunicado.