Com o objetivo de reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em estudos sobre literatura infantil e juvenil, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove entre os dias 15 e 17 de outubro o VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e o I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.
O prazo para submissão de trabalhos está aberto. Os interessados têm até o dia 21 de julho para se inscrever. As reflexões serão realizadas a partir de cinco eixos temáticos. São eles:
– Literatura infantil e juvenil e a formação de professores: destina-se às reflexões e análises sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e Superior, em interlocução com a Literatura Infantil e Juvenil: seus autores, títulos, bem como, práticas de mediação literária a partir de obras produzidas para a infância e juventude.
– Literatura na formação das crianças: destina-se às reflexões e análises referentes às relações e interlocuções entre a literatura infantil e os processos educativos (institucionais, comunitários ou familiares) com e entre crianças de zero a 12 anos.
– Literatura na formação dos jovens: destina-se às reflexões e análises referentes às relações e interlocuções entre a literatura infantil e juvenil e os processos educativos (institucionais, comunitários ou familiares) com e entre adolescentes e jovens.
– Literatura e cultura digital: destina-se às reflexões e análises construídas nas e a partir das intersecções entre a literatura infantil e juvenil e as tecnologias digitais de informação e comunicação.
– Literatura e diversidade: destina-se às reflexões e análises sobre a temática da diversidade nos livros infantis e juvenis, no campo das relações étnico-raciais, socioeconômicas, gênero e inclusão de pessoas com deficiências