Conheça a Turma do Planeta
Essa é uma galera muito divertida. Eles são músicos e tocam bem pra caramba. Estudam na mesma escola, a E.M. P.A.Z – Escola Municipal Planeta de A a Z. Mas o que eles mais gostam é de ensaiar e tocar na Floresta do Beija-Flor Azul. É lá que começam as suas mais incríveis aventuras.















Natureza
Conheça a natureza brasileira
Em breve você vai conhecer aqui as aventuras da Turma do Planeta, na natureza brasileira.
Nossa História
A Turma do Planeta é uma brincadeira educativa! Oito crianças, seis animais e uma árvore chamada Jequitibá. Aparecem em livros, sites e jogos para ensinar coisas importantes de uma forma divertida. Falam sobre meio ambiente, educação ambiental, matemática, história, ciências, geografia e artes. Também ensinam sobre como ser uma boa pessoa e bom cidadão. Mostram como as pessoas de diferentes culturas podem viver juntas em harmonia. Usam música, arte, literatura e tecnologia para aprender, e mostram que o conhecimento vem de diferentes lugares e que é importante ser curioso e gostar da natureza.
Contamos com o apoio de Ziraldo, um dos maiores cartunistas do Brasil
A Turma do Planeta foi criada a partir da crença de que a melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa. Trata-se de um Ecossistema de
Brincadeiras Pedagógicas que se traduz em um universo ficcional de personagens criados para servir de conteúdo paradidático aliando entretenimento, conteúdos curriculares, competências socioemocionais e meio ambiente. Apresentam a pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira e trabalham a convivência harmônica entre os diferentes.
São oito crianças/adolescentes, seis animais e uma árvore, o Jequitibá – que dão vida a livros, sites e jogos dentro dos conceitos de edutainment, ou seja, educação + entretenimento.
Os conteúdos da turma trabalham:
- o letramento digital,
- a análise crítica dos meios,
- a educação com e através de causas,
- o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil,
- a educação ambiental
- e os conteúdos curriculares – língua portuguesa, matemática, história, ciências, geografia e artes interdisciplinarmente.
Nesse universo ficcional a ciência dialoga com a magia e o conhecimento acadêmico é co-construído junto com as diferentes manifestações culturais como a música, as artes plásticas, as artes cênicas, a literatura e todo o universo da cultura digital. “Acreditamos que toda cognição é intrinsecamente social e o conhecimento é resultante das diferentes interações com o(s) outro(s). Aqui as competências socioemocionais são parte integrante das aventuras dos personagens da Turma do Planeta” Silvana Gontijo.
O desdobramento ficcional e pedagógico das situações-problema, dos conteúdos da Turma do Planeta no Ensino Fundamental 1 relacionam-se aos seguintes pontos:
- a música como fator de integração e de superação de obstáculos relacionais;
- o lúdico como estratégia para buscar o conhecimento;
- o estímulo à curiosidade e à integração com a natureza;
- e a ideia de complementaridade através das diferentes características individuais.
A Turma do Planeta foi criada a partir da crença de que a melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa. Trata-se de um Ecossistema de
Brincadeiras Pedagógicas que se traduz em um universo ficcional de personagens criados para servir de conteúdo paradidático aliando entretenimento, conteúdos curriculares, competências socioemocionais e meio ambiente. Apresentam a pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira e trabalham a convivência harmônica entre os diferentes.
São oito crianças/adolescentes, seis animais e uma árvore, o Jequitibá – que dão vida a livros, sites e jogos dentro dos conceitos de edutainment, ou seja, educação + entretenimento.
Os conteúdos da turma trabalham:
- o letramento digital,
- a análise crítica dos meios,
- a educação com e através de causas,
- o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil,
- a educação ambiental
- e os conteúdos curriculares – língua portuguesa, matemática, história, ciências, geografia e artes interdisciplinarmente.
Nesse universo ficcional a ciência dialoga com a magia e o conhecimento acadêmico é co-construído junto com as diferentes manifestações culturais como a música, as artes plásticas, as artes cênicas, a literatura e todo o universo da cultura digital. “Acreditamos que toda cognição é intrinsecamente social e o conhecimento é resultante das diferentes interações com o(s) outro(s). Aqui as competências socioemocionais são parte integrante das aventuras dos personagens da Turma do Planeta” Silvana Gontijo.
O desdobramento ficcional e pedagógico das situações-problema, dos conteúdos da Turma do Planeta no Ensino Fundamental 1 relacionam-se aos seguintes pontos:
- a música como fator de integração e de superação de obstáculos relacionais;
- o lúdico como estratégia para buscar o conhecimento;
- o estímulo à curiosidade e à integração com a natureza;
- e a ideia de complementaridade através das diferentes características individuais.
Livros
Conheça os livros da Turma do Planeta
A coleção de livros da Turma do Planeta, além de divertir, foi pensada para inspirar mestres e estudantes. Em especial, os das escolas que estão participando do programa Esse Rio É Meu, que está levando milhares de crianças e jovens a recuperar o rio que está mais próximo de sua escola.

Como tudo começou
Como tudo começou é a primeira aventura inesquecível da Turma do Planeta – uma galera superlegal e muito animada que tem uma coisa em comum: a paixão pela música. Na primeira semana das férias de julho, tudo que eles querem é descobrir como tocar o didgeridoo – um instrumento de sopro muito longo, uma espécie de tubo de madeira. Mas, para isso, eles precisam se aventurar fora da cidade e descobrem o mundo mágico da Floresta do Beija-Flor Azul, onde aprendem a viajar no tempo através da música. "Aos poucos, todos foram se encaixando na música e descobrindo novas linguagens, sem sair do ritmo. Outros sons se incorporavam: a cachoeira, os pássaros, os insetos, os batráquios, os mamíferos, cada um com seu registro, seu instrumento natural."

Enigma do trocano
Este livro de Silvana Gontijo vai encantar pela música, mostrando as transformações que ela pode gerar e a potência dessa arte na construção da diversidade e da amizade.
O Enigma do Trocano conta mais uma aventura inesquecível da Turma do Planeta – uma galera superlegal e animada que tem uma coisa em comum: a paixão pela música.
Zeca, em comemoração à sua excelente matéria no Jornal do Planeta, ganha de presente um trocano e, para aprender a tocar o instrumento em um lugar tranquilo, vai à Floresta do Beija-Flor Azul com seus amigos. Nesse vale mágico, eles fazem uma viagem no tempo que muda tudo que eles pensavam saber sobre os povos originários do Brasil e sobre como sentir os sons.
"Foi mágico! São vários sons, cada um com um significado. Aos poucos fui sentindo que o trocano fazia parte do meu corpo. Ele e eu, eu e ele; éramos uma coisa só e estávamos vibrando na mesma frequência poderosíssima."

Sonhando acordado
Depois de viajar no tempo para desvendar o enigma do trocano, a Turma do Planeta resolve investigar mais sobre o passado do rio Carioca, abrigado pela Floresta do Beija-Flor Azul. Como o rio, que era tão limpo, ficou tão poluído? Influenciados pela lenda contada por cacique Moabaetê, passada de pai para filho há mais de mil anos, eles voltam no tempo através da música outra vez e veem, de perto, como os portugueses não foram bons para os indígenas brasileiros, que tiveram de abandonar suas terras, nem para as nossas riquezas naturais, que, aos poucos, foram devastadas.
"O sol começava a nascer, colorindo o dia e deixando à mostra o rio Carioca, que ali era sujo e malcheiroso. Uma tristeza. Moabaetê estava desolado. Por que destruir o que é nosso? Não é o rio que nos dá água e nos garante a vida? Ele não se conteve e tocou sua flauta como um lamento. Era o rio chorando e pedindo socorro."