Conheça a Turma do Planeta
Essa é uma galera muito divertida. Eles são músicos e tocam bem pra caramba. Estudam na mesma escola, a E.M. P.A.Z – Escola Municipal Planeta de A a Z. Mas o que eles mais gostam é de ensaiar e tocar na Floresta do Beija-Flor Azul. É lá que começam as suas mais incríveis aventuras.















Natureza
Conheça a natureza brasileira
Em breve você vai conhecer aqui as aventuras da Turma do Planeta, na natureza brasileira.
Nossa História
A Turma do Planeta é uma brincadeira educativa! Oito crianças, seis animais e uma árvore chamada Jequitibá. Aparecem em livros, sites e jogos para ensinar coisas importantes de uma forma divertida. Falam sobre meio ambiente, educação ambiental, matemática, história, ciências, geografia e artes. Também ensinam sobre como ser uma boa pessoa e bom cidadão. Mostram como as pessoas de diferentes culturas podem viver juntas em harmonia. Usam música, arte, literatura e tecnologia para aprender, e mostram que o conhecimento vem de diferentes lugares e que é importante ser curioso e gostar da natureza.
A Turma do Planeta foi criada a partir da crença de que a melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa. Trata-se de um Ecossistema de
Brincadeiras Pedagógicas que se traduz em um universo ficcional de personagens criados para servir de conteúdo paradidático aliando entretenimento, conteúdos curriculares, competências socioemocionais e meio ambiente. Apresentam a pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira e trabalham a convivência harmônica entre os diferentes.
São oito crianças/adolescentes, seis animais e uma árvore, o Jequitibá – que dão vida a livros, sites e jogos dentro dos conceitos de edutainment, ou seja, educação + entretenimento.
Os conteúdos da turma trabalham:
- o letramento digital,
- a análise crítica dos meios,
- a educação com e através de causas,
- o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil,
- a educação ambiental
- e os conteúdos curriculares – língua portuguesa, matemática, história, ciências, geografia e artes interdisciplinarmente.
Nesse universo ficcional a ciência dialoga com a magia e o conhecimento acadêmico é co-construído junto com as diferentes manifestações culturais como a música, as artes plásticas, as artes cênicas, a literatura e todo o universo da cultura digital. “Acreditamos que toda cognição é intrinsecamente social e o conhecimento é resultante das diferentes interações com o(s) outro(s). Aqui as competências socioemocionais são parte integrante das aventuras dos personagens da Turma do Planeta” Silvana Gontijo.
O desdobramento ficcional e pedagógico das situações-problema, dos conteúdos da Turma do Planeta no Ensino Fundamental 1 relacionam-se aos seguintes pontos:
- a música como fator de integração e de superação de obstáculos relacionais;
- o lúdico como estratégia para buscar o conhecimento;
- o estímulo à curiosidade e à integração com a natureza;
- e a ideia de complementaridade através das diferentes características individuais.