A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público planetapontocom nasceu em 2004 como um espaço de debates e estudos sobre midiaeducação e inovação.
As mudanças tecnológicas contínuas alteram de forma radical a vida em sociedade, sobretudo nos ambientes educacionais (famílias, escolas, aprendizado profissional). O planetapontocom entende que seu papel, portanto, é trazer para as instituições que contribuem para a formação da pessoa, do cidadão e do profissional, apoio metodológico para a criação de ambientes educacionais colaborativos, produtivos e harmoniosos.
Seus métodos se baseiam na ideia de preservar as características individuais e explorar as aptidões, vocações e talentos pessoais.
Bases teóricas para seu trabalho:
Em 1998, antes de a instituição ter sido constituída como figura jurídica, surgiu seu primeiro projeto, com o patrocínio da Embratel, para uma pesquisa sobre o impacto antropológico da comunicação em indivíduos e sociedades, ao longo da história da humanidade. O resultado desse projeto foi registrado no livro “O Mundo em Comunicação” e deu início à solidificação de metodologias midiaeducativas para os ensinos Fundamental e Médio.
A seguir, a IBM apoiou e patrocinou o desenvolvimento da primeira experiência de educação à distância de midiaeducação, para professores, o curso “Por Dentro dos Meios”. De 2005 a 2008 o planetapontocom formou professores e gestores das escolas engajadas no programa Tonomundo, que aconteceu em 27 estados com as populações de pior IDH, além de professores e gestores de redes estaduais e municipais de 17 estados brasileiros,
A partir de 2006 iniciou-se o trabalho de parceria para a criação e implementação dos NAVEs – Núcleo Avançado em Educação, escolas públicas de ensino Médio Profissionalizante, a partir das parcerias entre as Secretarias Estaduais de Pernambuco e do Rio de Janeiro e o Instituto Oi Futuro. Em 2006 foi fundada a primeira escola – em Recife – e em 2008, no Rio de Janeiro. Também nos NAVEs o planetapontocom desenvolveu e aplicou o Curso Técnico de Roteiros para Mídias Digitais e criou e implementou os espaços de midiaeducação, os MDEs, nas duas escolas.
Em agosto de 2009 o planetapontocom estabeleceu uma parceria com o Discovery Education Partnership e a Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro para a implantação dos Centros de Aprendizagem nas escolas da rede.
Em 2010 foi realizada a primeira formação para Conselheiros Escolares em parceria com a UNESCO. O resultado desse processo foi a criação e produção do livro “Bom Conselho” cujo conteúdo mostra a importância da representatividade na construção de uma escola participativa e do Conselho Escolar como agente transformador.
Nesse ano foi também lançada a revistapontocom a primeira revista digital para a inovação em educação, cultura digital e meio ambiente.
Em 2012 iniciou-se o desenvolvimento de uma plataforma digital para gestão qualificada das informações das escolas – Projeto LOGIN. Trata-se de uma solução inovadora que associa uma plataforma virtual a uma metodologia exclusiva de treinamento presencial para a rede de usuários do serviço. Através do LOGIN as instituições de ensino poderão registrar todas as atividades escolares transformando-as em patrimônio e conhecimento próprio.
Ao longo de sua existência, o planetapontocom implantou diversos projetos e programas dentro de seus objetivos de inovação em educação como:
Projeto “Desatando os nós de aprendizagem”; projeto “Monitoria de mídia”; programa de formação de professores inovadores “Por Dentro dos Meios”, que já formou mais de 3.000 professores em 17 estados brasileiros; projeto “Educação com e através de Causas”; movimento “Carioca, o rio do Rio”; formação de equipes de diferentes corporações em Matrixworks – um novo campo de conhecimento que prepara lideranças para gestão de grupos e indivíduos para uma mudança de paradigma no mundo corporativo: do modelo competitivo para o colaborativo. Esta mesma metodologia é usada nas escolas com bastante sucesso.
Entre os projetos do planetapontocom destaca-se a “Turma do Planeta”, um ecossistema de brincadeiras pedagógicas voltado para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, com ênfase no meio ambiente e nas questões que permeiam o tema sustentabilidade. É um universo de personagens criados para servir de conteúdo para ferramentas pedagógicas através da diversão e do entretenimento. Apresentam a pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira e a convivência harmônica entre os diferentes. São oito crianças/adolescentes, seis animais e uma árvore, o Jequitibá – que dão vida a livros, sites e jogos dentro dos mais modernos conceitos de edutainment, ou seja, educação + entretenimento.
A partir de 2014 a teoria de Silvana Gontijo – “Educação com e por meio de Causas” ganha concretude e se desdobra no projeto “Carioca, o rio do Rio”, que hoje ganha escala através do programa “Cidades, Salvem seus Rios!”.
O programa é um desdobramento do projeto piloto “Carioca, o rio do Rio” que teve início em outubro de 2014. A partir das escolas públicas e privadas situadas na bacia do Carioca chega-se à sociedade e comunidades num projeto que ganha a imprensa e apresenta em pouco tempo resultados surpreendentes, em menos de três anos:
Desde 2019, o Planetapontocom vem implementando no município do Rio de Janeiro o projeto Esse Rio É Meu, que integra o programa de abrangência nacional Cidades, salvem seus rios. Consiste em uma ação educativa, ao longo de dois anos letivos, voltada para o protagonismo infanto-juvenil, nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A ideia central do projeto é motivar e mobilizar as escolas a trabalharem pela recuperação e preservação do rio mais próximo a elas, ao mesmo tempo em que integram os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, através das ações em prol da solução dos problemas de seu rio. A partir de visitas à bacia, aulas vivas e pesquisas para conhecerem as condições socioambientais do rio e do território, professores e alunos refletem sobre o papel de cada um na recuperação do rio, como protagonistas da ação de transformar sua realidade: Educação com e por meio de Causas.
Dois pressupostos:
Para tanto foram produzidos conteúdos para professores e alunos dos segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2. Todo esse material, mais vídeos e conteúdos de apoio, está disponível em uma plataforma contendo os mapas interativos dos rios e escolas georreferenciados do município. A plataforma, de mesmo nome, construída em parceria com a MultiRio pode ser acessada livremente através do link:
O planetapontocom tem uma ampla rede de parceiros e possui histórico de participação em conselhos e outras interfaces, como: CEBDS, Comitês das Bacias Hidrográficas, UNICEF, Conselho Consultivo do Parque Nacional da Tijuca, COPPE/UFRJ, Fiocruz, IBASE, Green Nation, ABPEducom, The Matrixworks Institut, Associação Viva Cosme Velho, OMA-BRASL, INEPAC, Porvir, Polo Digital de Recife, Secretarias Estaduais e Municipais, Instituto Oi Futuro, Discovery Channel, Approach Comunicação Integrada, Giros produções, Grupo Editorial Autêntica, Rede Globo, Rádio Tupi, Hitmaker Áudio Produções Artísticas, entre outros, somos signatários do Pacto global da ONU.
Antirracismo;
Proteção e valorização dos patrimônios, histórico, cultural e ambiental;
Cultura de paz;
Convivência harmônica entre os diferentes;
Valorização da pluralidade étnica e cultural brasileira.
Para o planetapontocom midiaeducação é um conceito que se traduz em um trabalho educativo sobre os meios, com os meios e através dos meios. Sobre os meios, refere-se ao estudo e análise dos conteúdos presentes nos diferentes meios e suas linguagens. Com os meios, trata-se do uso dos meios e suas linguagens como ferramenta de apoio às atividades didáticas. E através dos meios, diz respeito à produção de conteúdos curriculares para e com os meios, em sala de aula e, também, a educação a distância ou virtual, quando o meio se transforma no ambiente em que os processos de ensino-aprendizagem ocorrem.
Idealizada por Antônio Carlos Gomes da Costa – pedagogo, um dos grandes personagens da história da educação brasileira – a educação interdimensional é uma proposta pedagógica voltada para a formação humana, que propõe ações educativas que contemplem, além da dimensão “logos” (razão), outras dimensões do humano como a dimensão “pathos” (afetividade), do “eros” (corporeidade) e do “mythos” (espiritualidade).
As práticas educativas inovadoras propostas pelo planetapontocom estão impregnadas das ideias de Gomes da Costa sendo elas: educação para valores, protagonismo infanto-juvenil, enculturamento digital e cultura da trabalhabilidade.
Conheça mais sobre a educação interdimensional e a trajetória de Gomes da Costa clicando aqui.
Formado em Design de Mídias Digitais pela PUC-Rio. Experiente em Gestão Ágil, UI/UX, desenvolvimento web, IoT, arte interativa Design Thinking, liderança criativa, gestão e inovação de negócios. Busca soluções inovadoras para melhor desempenho de processos e aquisição de novos clientes.
Formado em Comunicação Visual pela PUC-RIO. Especialista em desenvolvimento de sistemas web. Possui experiência em Estratégia de negócios, UI/UX, branding, produção de material gráfico e gestão de mídias.
Pós-graduada em Responsabilidade Social, Terceiro Setor, e Economia e Gestão da Sustentabilidade. Tem como meta pessoal tornar o mundo um lugar mais justo e melhor para todos e todas, defendendo a bandeira da educação como o caminho para isso.
Formada em Comunicação Social, possui especializações em Marketing e Comunicação Estratégica. Atua com Comunicação Digital com foco em Mídias Sociais.
Jornalista e professor. Especialista em mídia e educação. Doutor em Educação pela PUC-Rio (2013). No planetapontocom, é editor da revistapontocom.
Mestre em Avaliação e graduada em Comunicação Social, é coordenadora do planetapontocom e diretora da Plano B Educação. Atua como consultora e professora nas áreas de Educação, Gestão e Avaliação. Possui experiência em programas de formação - concepção, planejamento e coordenação - e no desenvolvimento de metodologias ativas e materiais multimídia.
Utiliza os meios tecnológicos para aproximar o sujeito do objeto de investigação é o que me desafia e me inspira. Nesse sentido, venho criando e produzindo ambientes virtuais e objetos de aprendizagem, pesquisando e escrevendo livros e formando professores para o uso das mídias.
É formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e com foco no atendimento na área de direitos humanos e sustentabilidade.
Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora Titular de Biologia do CEFET/RJ. Coautora de livros didáticos de educação básica pela Editora do Brasil e outras publicações em ensino de ciências. Consultora em Educação atuando em projetos da UNESCO, TV Escola, Fundação Roberto Marinho, Fundação Vale e outras instituições.
Doutor em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ) com o tema: Segurança Hídrica de áreas urbanas e periurbanas. Atuante no CERHI-RJ e nos Comitês de Bacias Hidrográficas do Guandu, Piabanha e CEIVAP. Idealizador dos Canais Eu Cuido de Rios. Colaborador no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Guardião do Rio Paraíba do Sul.
Pós-graduado em Marketing e Comunicação é especialista em comunicação digital e tem 29 anos de experiência nessas áreas. Dirigiu 4 agências de publicidade nacionais e é proprietário da Shark Inteligência Digital, que atende clientes dentro e fora do Brasil.
É jornalista, escritora e pesquisadora em mídiaeducação. Autora de dezesseis livros, milita em causas como educação, meio ambiente, cultura e cidadania, é integrante de doze conselhos de diferentes instituições e é a presidente do Planetapontocom
Secretária do planetapontocom. Com experiência em gestão e preservação de documentos, está no grupo desde a fundação. Também é responsável pela área administrativa da instituição.
Desembargadora do TJRJ, ex-Conselheira do CNJ, criou o Cadastro Nacional de Adoção. Foi vice-presidente da Associação de Magistrados Brasileiros. Mestre em Direitos Humanos e Saúde Pública, especialista em Direito das Famílias. Professora da EMERJ, Enfam e PUC/RJ. Escritora e colunista.
PhD em Engenharia de Telecomunicações pelo MIT, dedicou-se à preservação da obra de Candido Portinari, seu pai. Fundou e dirige o Projeto Portinari. Recebeu diversos prêmios, como Jabuti, Sérgio Milliet e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Cidadão honorário de São Carlos, Brodowski, Chiampo e Búzios, proferiu palestras em diversas instituições no Brasil e no exterior
Advogada pela PUC em 1985, especializada em Propriedade Intelectual. Atualmente é Vice-Presidente e Assessora Jurídica da Associação Cultural Candido Portinari e Diretora Jurídica do Projeto Portinari. Professora convidada em cursos de pós-graduação e MBA. Membro da OAB/RJ e OAB/SP, ABAPI, ABPI, AIPPI, INTA.
Jornalista, escritora e membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira 10), possui 13 livros publicados. Foi assessora de Darcy Ribeiro e coautora do livro “Vivendo e Aprendendo” com Paulo Freire. Preside o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e integra o Conselho Científico do Museu do Amanhã e o Painel Mundial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO.