A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público planetapontocom nasceu em 2004, como um espaço de debates e estudos sobre inovação na educação e na cultura brasileira, com ênfase na midiaeducação e no universo digital.
As mudanças tecnológicas contínuas alteram de forma radical a vida em sociedade, sobretudo nos ambientes produtivos e educacionais 9famílias, escolas e aprendizado profissional).
O planetapontocom entende que seu papel, portanto é trazer para as instituições que contribuem para a formação da pessoa, do cidadão e do profissional apoio metodológico para a criação de ambientes educacionais colaborativos, produtivos e harmoniosos.
Seus métodos se baseiam na ideia de preservar as características individuais e explorar as aptidões, vocações e talentos pessoais.
Bases teóricas:
Em 1998, antes de a instituição ter sido constituída como figura jurídica, o primeiro grupo de estudiosos que a constituíram[1], com o patrocínio cultural da Embratel sobre o impacto das tecnologias de comunicação e suas mensagens, em indivíduos e sociedades, ao longo da história da humanidade. O resultado foi publicado no livro “O Mundo em Comunicação” de Silvana Gontijo e debatido no seminário de mesmo nome, realizado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, em outubro de 1998. Todas essas ações propiciaram a construção de metodologias midiaeducativas para os ensinos Fundamental e Médio.
A seguir, a IBM apoiou e patrocinou o desenvolvimento da primeira experiência de educação à distância em Midiaeducação, para professores, o curso “Por Dentro dos Meios”. De 2005 a 2008 o planetapontocom formou professores e gestores das escolas engajadas no programa Tonomundo, que aconteceu nos municípios de pior IDH, nos 27 estados brasileiros. Concomitantemente foram formados mais de três mil professores e gestores de redes estaduais e municipais de dezessete estados brasileiros.
A partir de 2006 iniciou-se o trabalho de parceria para a criaçãoe implementação dos NAVEs – Núcleos Avançados em Educação, escolas públicas de ensino Médio profissionalizante, a partir das parcerias entre as Secretarias estaduais de Educação de Pernambucoe e do Rio de janeiro e o Instituto Oi Futuro. Em 2006, foi fundada a primeira escola – em recife – e em 2008, no Rio de Janeiro. Também nos NAVEs o planetapontocom desenvolveu e aplicou o Curso Técnico de Roteiros para Mídias Digitais e criou e implementou os espaços de Midiaeducação, os MDEs, nas duas escolas.
Em agosto de 2009 o planetapontocom estabeleceu uma parceria como Discovery Education Partnership e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a implementação dos Centros de Aprendizagem nas escolas da rede, com foco na cultura digital.
Em 2010 foi realizada a primeira formação para Conselheiros Escolares em parceria com a UNESCO. O resultado desse processo foi a criação e produção do livro “Bom Conselho”, cujo conteúdo mostra a importância da representatividade na construção de uma escola participativa e do Conselho escolar como agente transformador.
Nesse ano também foi lançada a revistapontocom, a primeira revista digital dedicada à inovação na educação, cultura digital e meio ambiente.
Em 2012 iniciou-se o desenvolvimento de uma plataforma digital para a gestão qualificada das informações, das escolas – Plataforma LOGIN. Trata-se de uma solução inovadora que associa uma plataforma virtual a uma metodologia exclusiva de treinamento presencial para a rede de usuários do serviço. Por meio do LOGIN as instituições de ensino parceiras puderam registrar todas as atividades escolares transformando-as em patrimônio e conhecimento próprios.
Ao longo de sua existência, o planetapontocom implantou diversos projetos culturais e educativos:
Entre os projetos do planetapontocom destaca-se a “Turma do Planeta”, um ecossistema de brincadeiras pedagógicas e culturais voltado para os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com ênfase no meio ambiente, na cultura de paz, na pluralidade cultural e na convivência harmônica entre os diferentes. É um universo de personagens ficcionais criados para servir de conteúdo para ferramentas pedagógicas através da diversão e do entretenimento. São oito crianças, seis animais e uma árvore que dão vida a livros, HQs, sites e jogos dentro dos mais modernos conceitos de edutainment, ou seja, educaçãoo + entretenimento.
A partir de 2014, a teoria de Silvana Gontijo – “Educação com e por Meio de Causas” ganha concretude e se desdobra no projeto “Esse Rio É Meu”, que hoje ganha escala com o programa nacional “Cidades, salvem seus rios!”.
O Esse Rio É Meu é um desdobramento do projeto piloto “Carioca, o rio do Rio” que teve início em outubro de 2014. Em parceria com as escolas públicas e privadas situadas na bacia do rio Carioca chegamos à sociedade e comunidades, num projeto que ganhou a imprensa e apresentou em um curto espaço de temporesultados surpreendentes:
Desde 2019, o planetapontocom vem implementando, no município do rio de Janeiro, o projeto “Esse Rio É Meu”, que integra o programa de abrangência nacional “Cidades, salvem seus rios!”. Consiste em uma ação educativa, ao longo de dois anos letivos , voltada para o protagonismo infanto-juvenil, nas escolas da rede Municipal. A ideia central do projeto é motivar e mobilizar as escolas a trabalharem pela recuperação e preservação do rio mais próximo a elas, ao mesmo tempo em que integram os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, através das ações voltadas para a solução dos problemas do seu rio.
A partir de visitas à bacia, aulas vivas e pesquisas para conhecerem as condições socioambientais do rio e do território, professores e alunos refletm sobre o papel de cada um na recuperação do seu rio, como protagonistas da ação de transformar sua realidade: “Educação com e por Meio de Causas”
Dois pressupostos:
do ponto de vista pedagógico trabalhar de forma interdisciplinar usando o rio como fator de articulação entre os conteúdos curriculares de língua portuguesa, história, geografia, ciências e matemática, trabalhando em paralelo as competências socioemocionais;
Para tanto foram produzidos conteúdos para professores e alunos dos segmentos Educação Infantil, Ensino fundamental 1 e Ensino fundamental 2. Todo esse material, mais vídeos e conteúdos de apoio, está disponível em uma plataforma contendo, na área de cada município, um mapa interativo dos rios e escolas georeferenciadas daquele território municipal. A plataforma de mesmo nome pode ser acessada livremente no link https://esserioemeu.org/
O planetapontocom tem uma ampla rede de parceiros e histórico de participaçãoo em conselhos e outras interfaces como: Comitês das Bacias Hidrográficas, CEBDS, UNICEF, Conselho Consultivo do Parque Nacional da Tijuca, COPPE/UFRJ, Fiocruz, IBASE, Green Nation, ABEPEducom, The Matrixworks Institut, Associação Viva Cosme Velho, OMA-Brasil, INEPAC, Porvir, Polo digital de recife, Secretarias Municipais e estaduais de educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, Instituto oi Futuro, Discovery Channel, Grupo Editorial Autêntica, rede Globo, Rádio Tupi, Rádio Roquete Pinto, Hitmaker, Alter, Shark, entre outros, somos signatários do Pacto Global da ONU e do Greening Education Partnership.
[1] Integrantes do grupo inicial que deu origem ao planetapontocom: Ana Lagôa, Cecilia von Feilitzen, Eduardo Monteiro, Márcia Stein, Silvana Gontijo.
Para o planetapontocom midiaeducação é um conceito que se traduz em um trabalho educativo sobre os meios, com os meios e através dos meios. Sobre os meios, refere-se ao estudo e análise dos conteúdos presentes nos diferentes meios e suas linguagens. Com os meios, trata-se do uso dos meios e suas linguagens como ferramenta de apoio às atividades didáticas. E através dos meios, diz respeito à produção de conteúdos curriculares para e com os meios, em sala de aula e, também, a educação a distância ou virtual, quando o meio se transforma no ambiente em que os processos de ensino-aprendizagem ocorrem.
Idealizada por Antônio Carlos Gomes da Costa – pedagogo, um dos grandes personagens da história da educação brasileira – a educação interdimensional é uma proposta pedagógica voltada para a formação humana, que propõe ações educativas que contemplem, além da dimensão “logos” (razão), outras dimensões do humano como a dimensão “pathos” (afetividade), do “eros” (corporeidade) e do “mythos” (espiritualidade).
As práticas educativas inovadoras propostas pelo planetapontocom estão impregnadas das ideias de Gomes da Costa sendo elas: educação para valores, protagonismo infanto-juvenil, enculturamento digital e cultura da trabalhabilidade.
Conheça mais sobre a educação interdimensional e a trajetória de Gomes da Costa clicando aqui.
Formada em Serviço Social pela Uerj, com especialização em Responsabilidade social e sustentabilidade pela FGV, com experiência de mais de 15 anos em mobilização em recursos, agenda 2030 e inovação social
Formado em Design de Mídias Digitais pela PUC-Rio. Experiente em Gestão Ágil, UI/UX, desenvolvimento web, IoT, arte interativa Design Thinking, liderança criativa, gestão e inovação de negócios. Busca soluções inovadoras para melhor desempenho de processos e aquisição de novos clientes.
Formado em Comunicação Visual pela PUC-RIO. Especialista em desenvolvimento de sistemas web. Possui experiência em Estratégia de negócios, UI/UX, branding, produção de material gráfico e gestão de mídias.
Pós-graduada em Responsabilidade Social, Terceiro Setor, e Economia e Gestão da Sustentabilidade. Tem como meta pessoal tornar o mundo um lugar mais justo e melhor para todos e todas, defendendo a bandeira da educação como o caminho para isso.
Formada em Comunicação Social, possui especializações em Marketing e Comunicação Estratégica. Atua com Comunicação Digital com foco em Mídias Sociais.
Jornalista e professor. Especialista em mídia e educação. Doutor em Educação pela PUC-Rio (2013). No planetapontocom, é editor da revistapontocom.
Mestre em Avaliação e graduada em Comunicação Social, é coordenadora do planetapontocom e diretora da Plano B Educação. Atua como consultora e professora nas áreas de Educação, Gestão e Avaliação. Possui experiência em programas de formação - concepção, planejamento e coordenação - e no desenvolvimento de metodologias ativas e materiais multimídia.
Utiliza os meios tecnológicos para aproximar o sujeito do objeto de investigação é o que me desafia e me inspira. Nesse sentido, venho criando e produzindo ambientes virtuais e objetos de aprendizagem, pesquisando e escrevendo livros e formando professores para o uso das mídias.
É formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e com foco no atendimento na área de direitos humanos e sustentabilidade.
Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora Titular de Biologia do CEFET/RJ. Coautora de livros didáticos de educação básica pela Editora do Brasil e outras publicações em ensino de ciências. Consultora em Educação atuando em projetos da UNESCO, TV Escola, Fundação Roberto Marinho, Fundação Vale e outras instituições.
Doutor em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ) com o tema: Segurança Hídrica de áreas urbanas e periurbanas. Atuante no CERHI-RJ e nos Comitês de Bacias Hidrográficas do Guandu, Piabanha e CEIVAP. Idealizador dos Canais Eu Cuido de Rios. Colaborador no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Guardião do Rio Paraíba do Sul.
Pós-graduado em Marketing e Comunicação é especialista em comunicação digital e tem 29 anos de experiência nessas áreas. Dirigiu 4 agências de publicidade nacionais e é proprietário da Shark Inteligência Digital, que atende clientes dentro e fora do Brasil.
É jornalista, escritora e pesquisadora em mídiaeducação. Autora de dezesseis livros, milita em causas como educação, meio ambiente, cultura e cidadania, é integrante de doze conselhos de diferentes instituições e é a presidente do Planetapontocom
Secretária do planetapontocom. Com experiência em gestão e preservação de documentos, está no grupo desde a fundação. Também é responsável pela área administrativa da instituição.
É jornalista, escritor e gestor cultural. Criou, em 1986, o projeto “Sempre um Papo”; criador do Fliaraxá, Flitabira, Fliparacatu e Flipetrópolis . Tem 6 livros publicados e contos. É curador do Cluster “Mondolivro”, onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional.
Desembargadora do TJRJ, ex-Conselheira do CNJ, criou o Cadastro Nacional de Adoção. Foi vice-presidente da Associação de Magistrados Brasileiros. Mestre em Direitos Humanos e Saúde Pública, especialista em Direito das Famílias. Professora da EMERJ, Enfam e PUC/RJ. Escritora e colunista.
Sergipano, começou na Gazeta de Sergipe em 1963, trabalhou na Abril, Exame, Veja, e Jornal do Brasil. Dirigiu a sucursal da Veja no Rio. Participou da criação da revista NO. Colunista de O Globo desde 2002. Tem 1,3M de seguidores no Twitter.
É designer e escritor. Atualmente, mora em Londres, onde dirige o estúdio Nandocuca, especializado em designer para gastronomia. Cria e produz clipes sobre culinária e cultura brasileira.
Experiente em contencioso nas mais diversas áreas do direito, especialmente empresarial, cível e família, com atuação nos Tribunais Superiores (STJ e STF), bem como em consultoria em direito imobiliário, contratos, direito público e arbitragem.
PhD em Engenharia de Telecomunicações pelo MIT, dedicou-se à preservação da obra de Candido Portinari, seu pai. Fundou e dirige o Projeto Portinari. Recebeu diversos prêmios, como Jabuti, Sérgio Milliet e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Cidadão honorário de São Carlos, Brodowski, Chiampo e Búzios, proferiu palestras em diversas instituições no Brasil e no exterior
Cantor, compositor, escritor, músico e cronista. Kledir tem longa trajetória na música brasileira. Desenvolve e acompanha projetos educativos de música para crianças.
Empreendedora em inovação e educação há 20 anos, desenvolveu projetos reconhecidos internacionalmente, entre eles, o NAVE e Tonomundo, pelo Oi Futuro. Foi CEO da Ensina! Brasil e segue como cofundadora da Tamboro, Edtech carioca.
Economista formado pela PUC-Rio, atuou no mercado financeiro e como empreendedor. Foi subsecretário da Secretaria Municipal do Trabalho do Rio de Janeiro e cofundador do IETS, onde atua como diretor executivo desde 2001
Especialista em planejamento estratégico de comunicação. Publicitário. Trabalhou na Salles, Souza Cruz e DPZ. É vice-presidente da Artplan. Conselheiro da Escola de Gente.
Advogada pela PUC em 1985, especializada em Propriedade Intelectual. Atualmente é Vice-Presidente e Assessora Jurídica da Associação Cultural Candido Portinari e Diretora Jurídica do Projeto Portinari. Professora convidada em cursos de pós-graduação e MBA. Membro da OAB/RJ e OAB/SP, ABAPI, ABPI, AIPPI, INTA.
Nascida em 1950, é uma psicóloga e administradora. Trabalhou no BNDES, Mesbla e na Globo, onde se tornou Diretora-Geral. Atualmente, dedica-se a projetos pro bono.
Carnavalesco, cenógrafo e comentarista, é pós-doutor em Narrativas de Carnaval pelo Museu Nacional da UFRJ e autor do livro "Carnaval é cultura, poética e técnica no fazer escola de samba". Iniciou sua carreira na Beija-Flor, e tem uma longa história com o Carnaval carioca.
É empreendedor e gestor público. Criador do Livres, um dos maiores movimentos suprapartidários do Brasil, também foi diretor na Invest. Rio e empresário do setor da comunicação.
Doutora em Educação pela PUC-Rio. É editora da Revista Educação Online, da mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em mídiaeducação.
Jornalista, escritora e membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira 10), possui 13 livros publicados. Foi assessora de Darcy Ribeiro e coautora do livro "Vivendo e Aprendendo" com Paulo Freire. Preside o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e integra o Conselho Científico do Museu do Amanhã e o Painel Mundial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO.
Jornalista, escritor e professor universitário. Membro da Academia Brasileira de Letras. Já trabalhou em vários jornais e revistas brasileiros. Atualmente, escreve para o Jornal O Globo.