Linha do Tempo

A história do planetapontocom através dos anos

Linha do tempo

Cronistas do Rio3
1995
Nasce o planetapontocom, como um espaço de debates e estudos sobre cultura, midiaeducação e inovação visando qualificar de forma inovadora a educação brasileira. Criação e realização da exposição CRONISTAS DO RIO - CCBB.
LABIRINTOS DA MODA2
1996
Criação e curadoria da exposição LABIRINTOS DA MODA - SESC São Paulo.
1997
Criação da tematização do parque TERRA ENCANTADA.
1998
Primeiro projeto patrocinado pela Embratel - livro O MUNDO EM COMUNICAÇÃO - história da comunicação humana, do ponto de vista antropológico, mostrando o desenvolvimento das ferramentas e linguagens da comunicação e seu impacto na humanidade. Criação e curadoria da exposição MODOS DA MODA - SESC São Paulo.
1999
Segundo projeto patrocinado pela Embratel. Criação do universo ficcional da TURMA DO PLANETA e lançamento do primeiro - livro infanto juvenil AVENTURA NA COMUNICAÇÃO.
2000
Primeiro projeto patrocinado pela IBM - criação e desenvolvimento dos ambientes digitais do planetapontocom e do curso de formação em midiaeducação - POR DENTRO DOS MEIOS.
2001
Segundo projeto patrocinado pela IBM - Criação do ambiente virtual da TURMA DO PLANETA.
2002 a 2003
Criação de games e apps da TURMA DO PLANETA.
2004
Transformação do ambiente de pesquisa, debates e desenvolvimento de ferramentas pedagógicas na OSCIP planetapontocom. Criação e publicação de O LIVRO DE OURO DA COMUNICAÇÃO - Ediouro.
2005
Criação e desenvolvimento da BIBLIOTECH - ambiente virtual interativo de livre acesso a 7.000 documentos sobre cultura digital, educação e comunicação. 2005-2008: Primeiro patrocínio do Instituto Telemar - Programa TONOMUNDO forma em midiaeducação e inovação pedagógica professores nos 27 municípios, com os IDHs mais baixos, em cada estado brasileiro.
2006
: Segundo patrocínio do Instituto Telemar - Criação e publicação do livro POR DENTRO DOS MEIOS e do curso de EAD de mesmo nome.
2006 a 2019
Terceiro patrocínio do Instituto Telemar - Criação e implementação do projeto NAVE em parceria com o Instituto Telemar e as Secretarias Estaduais do RJ e PE, criando escolas públicas de ensino médio profissionalizante.
2007
Seminário sobre midiaeducação - Oi Futuro Criação da Exposição ENERGIA - Casa da Ciência da UFRJ
2008
Criação do curso técnico profissionalizante, para o Ensino Médio, sobre roteiro para audiovisual e mídias digitais. Criação do PARQUE DA DESCOBERTA - UFRJ
2009
Parceria com Discovery Education Partnership e Secretaria de Educação do RJ para CENTROS DE APRENDIZAGEM.
2010
Formação de Conselheiros Escolares e publicação da cartilha BOM CONSELHO, em parceria com a UNESCO. Quarto patrocínio do Instituto Telemar - Criação e publicação do livro infantil COMO TUDO COMEÇOU.
2011
Lançamento da REVISTAPONTOCOM.
2012
Desenvolvimento da plataforma LOGIN para gestão de informações escolares.
2013
Desenvolvimento do projeto musical da TURMA DO PLANETA.
2014
Inaugurada a primeira exposição NAVE de Portas Abertas.
2015
Inaugurada a segunda exposição NAVE de Portas Abertas.
2016
Criação dos Objetos de Ensino e Aprendizagem com a Turma do Planeta para Educação Infantil e Ensino Fundamental1. Criação e produção da trilha sonora da Turma do Planeta. Inaugurada a terceira exposição NAVE de Portas Abertas
2017 a 2018
Sistematização e desenvolvimento da tecnologia social - Educação com e por meio de Causas
2019
Início do projeto "Esse Rio É Meu" para recuperação de rios, em parceria com as escolas municipais do Rio de Janeiro, com base na Educação com e por meio de Causas.
2020 a 2021
Elaboração dos documentos fundadores, e pesquisa para formatação dos roteiros didáticos e cursos de formação para docentes e gestores. - Educação com e por meio de Causas.
2021
Criação e realização da animação da TURMA DO PLANETA.
2022
Primeiro ano de patrocínio da Águas do Rio para implementação do programa Esse Rio É Meu, no município do Rio de Janeiro, para 178 escolas e 19 rios.
2023
Segundo ano de patrocínio da Águas do Rio para implementação do programa Esse Rio É Meu, no município do Rio de Janeiro, para 778 escolas e 85 rios e córregos. Patrocínio da Vale - Implementação do programa Esse Rio É Meu Itabira. Lançamento da coleção de livros infantojuvenis da Turma do Planeta - Editora Autêntica. Volume 1 - Como Tudo começou (2a. edição); Volume 2 - O Enigma do Trocano; Volume 3 - Sonhando Acordado; Volume 4 - Agitando a Galera; Volume 5 - Nas Águas do Tempo; Volume 6 - Um Rio que Canta e Encanta.