Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Eleitor mirim 2014

O site infantil da Câmara dos Deputados, Plenarinho, lançou na quarta-feira, dia 1º de outubro, a campanha Eleitor Mirim 2014. Este ano, concorrem ao cargo de deputado federal de Plenarópolis quatro candidatos criados pelas escolas participantes do projeto. Os candidatos são fictícios, mas têm número, pertencem a um partido – também fictício – e apresentam plataforma política.

Até 26 de outubro – dia do segundo turno das Eleições Gerais 2014 -, as crianças podem assistir aos vídeos com a campanha de cada um dos candidatos no portal do Plenarinho. Depois de conhecerem as propostas, elas podem votar numa urna virtual, igual à utilizada pelos eleitores brasileiros, no próprio portal.

A partir de 5 de outubro – dia do 1º turno -, um computador com link para a urna virtual também estará disponível no Palácio do Congresso Nacional. Assim, as crianças que participarem da visitação institucional poderão votar nos candidatos do Eleitor Mirim. Após exercerem o direito de escolher seus representantes, os pais podem estimular a participação cidadã nos filhos. A visitação acontece das 8h30 às 17h30.

Na última eleição, em 2012, o Plenarinho registrou mais de 43 mil votos.As campanhas eleitorais foram montadas pela equipe do Plenarinho, com base nas informações enviadas pelas escolas. A novidade este ano é um banner digital para ser compartilhado por e-mail ou nas redes sociais, com o slogan #pesquiseconheçavote, o mesmo adotado na campanha institucional da Câmara dos Deputados para o voto consciente.

Candidatos

Os concorrentes no pleito de 2014 são: Felicinha (Partido da Criança), Maria Açaí (Partido Salvação do Verde), Senhor Ecolítico (Partido de Respeito ao Meio Ambiente) e Vismonte (Partido Educacional Monte Sinai). No portal do Plenarinho, é possível conhecer os criadores dos candidatos e suas propostas.

Eleitor Mirim

O projeto é voltado para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e simula uma eleição direta virtual para deputado federal. Realizado em anos eleitorais, em parceria com os professores, o Eleitor Mirim objetiva conscientizar as crianças sobre a participação na vida política. As crianças recebem uma cartilha com informações sobre a importância do voto, o acompanhamento do trabalho dos eleitos e as possibilidades de engajamento. A cartilha traz ainda sugestões de atividades para sala de aula.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar