Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

4º Fórum Pensar a Infância

Mercado audiovisual e público infantojuventil em debate no Rio, entre os dias 27 e 30 de agosto, no Oi Futuro Ipanema.

O mercado audiovisual e sua relação com a infância. Os interessados neste tema não podem deixar de participar do 4º Fórum Pensar a Infância, evento que faz parte do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que chega à sua 10ª edição. Em parceria com o Centro de Cultura Brasil & Holanda e o Dutch Film Fund, o Fórum deste ano vai trazer profissionais do cinema holandês para discutir com realizadores brasileiros. Participarão também produtores, artistas, criadores e gestores públicos. O encontro acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto, no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro.

Inscrições na página oficial do evento

Confira a programação

Dia 27 de agosto

– Painel de Abertura (17h30) – Políticas públicas para o audiovisual infanto-juvenil. Autoridades se reúnem para falar sobre estratégias e ações para o fortalecimento das políticas públicas dedicadas ao audiovisual para o público infantojuvenil. Com Ana Paula Santana, secretária do Audiovisual, SAv/Minc; Glauber Piva, diretor da ANCINE; Julia Levy, superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura; Sérgio Sá Leitão, diretor-presidente da Riofilme; e Rafael Parente, subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, da SME Rio de Janeiro.

Dia 28 de agosto

– Aula magna (10h) – Com Mieke de Jong, roteirista de Tony 10. Roteirista holandesa fala sobre a criação de audiovisual de qualidade para toda a família a partir de sua experiência na criação de narrativas que unem fantasia e realidade.

– Aula magna (14h) – Com Alexander Abela, roteirista e diretor. Ele fala sobre a arte de traduzir para o público infantil uma narrativa verídica, enriquecida pela tradição oral africana e por pinceladas de outras culturas e religiões.

– Painel Clássicos da literatura no cinema (16h30) – Diretores refletem sobre o desafio de adaptar narrativas consagradas da literatura para o cinema e apresentam seus projetos de longa-metragens para e sobre crianças. Com Eduardo Goldenstein, diretor de “Corda bamba — História de uma menina equilibrista”; Guilherme Fiúza, diretor de “O menino no espelho”; e Rosane Svartman, roteirista e diretora de “Pluft”.

Dia 29 de agosto

– Painel Encontro com o cinema holandês (10h) – Diretoras holandesas falam sobre sua experiência na realização de obras destinadas a crianças, jovens e famílias, a partir de roteiros originais ou adaptados, e discutem os principais desafios encontrados. Com Mischa Kamp, diretora de Tony 10, e de Nicole van Kilsdonk, diretora de Taking Chances.

– Aula magna (14h) – Transmídia para a infância. Aula magna com o norte-americano Chris Rettstatt: especialista em estratégias multiplataformas direcionadas para o público infantil, ele fala sobre o desenvolvimento de projetos transmídia envolvendo TV, cinema, aplicativos e ebooks.

– Painel Festivais infantojuvenis pelo mundo (16h30) – Diretoras de festivais discutem as diferentes perspectivas e significados de se exibir filmes para crianças no século XXI. Com Carla Esmeralda, diretora do Festival Internacional de Cinema Infantil;  Elizabeth Shepherd, diretora do Children’s Film Festival Seattle; Luiza Lins, diretora da Mostra Infantil de Florianópolis; Margret Albers, diretora do festival e fundação Goldenerspatz; e Stephanie Rueckoldt, diretora do Festival Internacional de Cine Arte para niñas y niños na Fundación Caleidoscopio de Sueños.

Dia 30 de agosto

– Painel Encontro com o cinema holandês (10h) – Produtoras holandesas falam sobre sua experiência no desenvolvimento de obras destinadas a crianças, jovens e famílias, e discutem os principais desafios encontrados na produção para ultrapassar o mercado local. Com Sabine Veenendaal, produtora, FlinckFilm, e Iris Otten, produtora, Pupkin Film.

– Aula magna (10h) – Aula magna interativa com Sarina Condello, arte-educadora e diretora, sobre como inspirar a infância através do ato do brincar, e a experiência de seu projeto The Big Little Caravan of Joy, dedicado à realização de performances para crianças desprivilegiadas no continente africano.

–  Painel Um novo cenário para os canais de TV (16h30) – As determinações da Lei 12.485 e as novas estratégias dos representantes de canais de TV infantojuvenis para aquisição de conteúdo. Com Daniela Vieira, gerente de conteúdo, Cartoon/Boomerang/ Tooncast; Jimmy Leroy, vice-presidente de criação, Nickelodeon América Latina; Marcus Fernandes, gerente de aquisições e produção independente , TV Cultura; e Paulo Marinho, diretor, Gloob.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
christiana tavares
christiana tavares
11 anos atrás

Gostaria de acompanhar a programação de vcs para divulgá-la no Colégio em que trabalho. Por favor, me incluam no mailling de vcs, ok?
Obrigada,
Christiana

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar