Em 64% das escolas de Ensino Fundamental e Médio no país, os alunos podem utilizar o telefone celular apenas em determinados espaços e horários, enquanto 28% das instituições educacionais não permitem o uso do dispositivo pelos estudantes. É o que aponta a TIC Educação 2023, lançada no início deste mês pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a pesquisa mostra que o controle do uso do celular é maior nas instituições que atendem alunos mais novos. Até os anos iniciais do Ensino Fundamental, a proporção de escolas que proíbem a utilização do dispositivo passou de 32% em 2020, para 43% em 2023. Naquelas que oferecem até os anos finais do Ensino Fundamental, a porcentagem subiu de 10% para 21%, entre as edições 2020 e 2023 do levantamento. Apenas 8% das instituições que atendem estudantes de Ensino Médio proíbem o uso do telefone celular na escola.
O estudo constatou ainda que, além de estabelecer regras em relação à utilização do telefone celular, mais escolas também passaram a limitar o uso de Wi-Fi pelos estudantes. Do total de instituições de Ensino Fundamental e Médio com Internet, na maioria (58%), o acesso a esse tipo de rede sem fio é restrito pelo uso de senha, sendo que em 26% das instituições, os alunos podem utilizar a tecnologia. É possível observar ainda, com base na comparação dos indicadores coletados entre as edições 2020 e 2023 da pesquisa, uma redução na proporção de escolas que liberam o Wi-Fi para os alunos – de 35% para 26% – e um aumento na porcentagem das que restringem o acesso – de 48% para 58%.
“A discussão sobre o uso de tecnologias digitais pelos estudantes tem mobilizado a comunidade escolar e especialistas na área. Por um lado, as políticas educacionais têm buscado reduzir as desigualdades de oportunidades de acesso e de desenvolvimento de habilidades digitais para os estudantes nas instituições educacionais. Por outro, há um reconhecimento de que a ampliação da conectividade somente poderá ser considerada ‘significativa’ se a participação dos estudantes nos ambientes digitais se der de forma segura, responsável, crítica e adequada ao seu bem-estar”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br | NIC.br.
Conectividade: acesso à Internet e presença de dispositivos digitais
Segundo a TIC Educação 2023, há presença de acesso à Internet em 92% das escolas de Ensino Fundamental e Médio no país, com uma elevação de 10 pontos percentuais em relação a 2020. A atual edição da pesquisa mostra ainda que o acesso à rede cresceu em regiões e instituições que historicamente têm enfrentado maiores desafios de conectividade. Nas escolas localizadas em áreas rurais, por exemplo, essa proporção passou de 52% para 81% e, entre as escolas municipais, de 71% para 89%.
Houve avanço também na presença de Internet em espaços de uso pedagógico: 82% das instituições municipais conectadas contam com acesso à rede na sala de aula, proporção que era de 60% em 2020. Entre as instituições localizadas em áreas rurais, a proporção passou de 61%, em 2020, para 82%, em 2023, e, entre as que estão em áreas urbanas, de 69% para 81%.
Entre os estabelecimentos educacionais que não possuem acesso à Internet (que correspondem a 8% do total de escolas), os principais motivos para a ausência de conexão à rede são: “falta de infraestrutura de acesso à Internet na escola” (66%), “falta de infraestrutura de acesso na região onde a escola se localiza” (63%) e o “alto custo de conexão” (52%). Os dados coletados pelo estudo evidenciaram também um aumento da proporção de gestores que mencionaram a ausência de energia elétrica na escola como motivo para não haver conectividade, passando esse número de 17% para 32%, entre 2020 e 2023.
De acordo com a pesquisa, 90% das escolas de Ensino Fundamental e Médio têm ao menos um computador (tablet, notebook ou desktop). Nas instituições educacionais de áreas urbanas, a proporção é de 99% e nas de áreas rurais, de 75%. Entre as escolas municipais, 84% contam com ao menos um dispositivo, porcentagem que é de 97% nas estaduais e de 99% nas instituições particulares.
Do total de instituições educacionais, 62% têm computadores para uso dos alunos em atividades de ensino e aprendizagem. Entre as escolas localizadas em áreas rurais, a proporção é de 39% e nas municipais, de 49%. Os dados das estaduais se destacam: 84% declararam possuir ao menos um dispositivo para uso dos alunos, superando a porcentagem de escolas particulares com esta mesma condição de conectividade (74%).
Oferta de conectividade para uso em atividades de ensino e de aprendizagem
Para além da disponibilidade de acesso à Internet de qualidade, é fundamental que as escolas possuam dispositivos digitais em número suficiente, possibilitando o uso desses recursos para fins pedagógicos. De acordo com a edição 2023 da pesquisa TIC Educação, 84% das instituições de Ensino Fundamental e Médio contam com acesso à Internet e ao menos um computador.
Todavia, quando se analisa a proporção de instituições com conexão à rede para os alunos em ao menos um espaço escolar, e a presença de computador para uso dos estudantes em atividades educacionais, a proporção cai para 57%. Esse indicador apresenta porcentagens ainda menores quando consideradas escolas das regiões Norte (31%) e Nordeste (44%), de áreas rurais (33%), das instituições municipais (44%) e daquelas com até 50 matrículas (24%).
Já entre as estaduais, 81% possuem acesso à Internet em ao menos um dos espaços escolares, e ao menos um computador para uso dos alunos, superando a proporção de escolas particulares (69%). No entanto, um dos aspectos que diferencia as condições de conectividade entre ambas é a qualidade da conexão. Nos estabelecimentos educacionais privados, a principal dificuldade enfrentada em relação à conexão à rede é o fato de o sinal de Internet não chegar às salas que ficam mais distantes do roteador, o que acontece, sempre ou quase sempre, em 17% delas. Já entre as escolas públicas estaduais, a principal dificuldade relatada pelos gestores foi a incapacidade da Internet contratada para suportar muitos acessos ao mesmo tempo (41%), condição mencionada por somente 8% das escolas particulares.
“Embora os dados de conectividade nas escolas evidenciem avanços concretos na disseminação do acesso à Internet e na presença de computadores nos estabelecimentos educacionais, ainda é possível observar desafios relacionados ao uso desses recursos pelos alunos. Tais desafios podem aprofundar as desigualdades de acesso a oportunidades entre os estudantes de diferentes grupos sociais”, avalia Barbosa.
Uso de plataformas digitais
A edição 2023 da pesquisa TIC Educação apresenta também dados sobre a digitalização das atividades pedagógicas e de gestão nas instituições de Ensino Fundamental e Médio por meio da adoção de sistemas, aplicações e plataformas digitais. Entre as escolas estaduais, 96% contam com “diário de classe” online, ou sistema digital de matrícula, notas e controle de frequência; proporção que é de 76% entre as escolas particulares e de 77% entre as municipais.
Entre 2020 e 2023, a proporção de escolas de Ensino Fundamental e Médio com perfil em redes sociais passou de 64% para 73%. Esse crescimento se deu em maiores proporções nas instituições rurais (29% para 46%) e municipais (47% para 60%).
Enquanto o uso dos perfis de escolas em redes sociais, para fins educacionais recuou de 2020 para 2023, a sua utilização para divulgação de atividades realizadas pelos estudantes (59% para 67%) e vídeos e fotos dos alunos (51% para 63%) se tornou mais frequente. Os dados para as escolas públicas apresentaram os maiores patamares de crescimento: 53% das instituições municipais e 71% das estaduais divulgaram fotos e vídeos dos estudantes nas redes sociais em que possuíam perfil, porcentagens que eram de 38% e 56% em 2020.
Em relação ao uso de plataformas educacionais, 62% das escolas afirmaram utilizar ao menos uma ferramenta, como Zoom, Microsoft Teams, Google Sala de Aula, em atividades com os estudantes. A adoção de tais recursos é maior em estabelecimentos de ensino estaduais (81%), particulares (73%), urbanos (73%) e que atendem alunos de Ensino Médio (86%). Entre as escolas municipais, 51% disseram utilizar ao menos uma plataforma em atividades com os estudantes.
As escolas localizadas em áreas rurais também apresentam menores patamares de uso de plataformas educacionais (43%). Nestas instituições, o uso de perfis e páginas em redes sociais para disseminação de conteúdos educacionais (30%) e a interação com alunos, pais e responsáveis (35%) se mantiveram estáveis ou apresentaram crescimento entre as edições 2020 e 2022 da pesquisa.
Sobre a pesquisa
A pesquisa TIC Educação é realizada desde 2010, pelo Cetic.br, com o objetivo de investigar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas de Ensino Fundamental e Médio e pela comunidade escolar – alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares – em atividades de ensino, de aprendizagem e de gestão educacional. Desde 2020, a pesquisa adota um desenho amostral que permite a produção de dados sobre escolas localizadas em áreas urbanas e rurais de forma unificada. Assim, a partir de 2022, nos anos pares são realizadas entrevistas presenciais com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, e, nos anos ímpares, somente com os gestores escolares, por meio de abordagem telefônica.
A edição 2023 da pesquisa TIC Educação foi realizada entre os meses de agosto de 2023 e abril de 2024, em 3.001 escolas de Ensino Fundamental e Médio públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares, localizadas em área urbana e rural, com cobertura nacional. A entrevistas foram realizadas por meio de entrevista telefônica assistida por computador (do inglês, computer-assisted telephone interviewing – CATI).
Os resultados da pesquisa TIC Educação 2023, incluindo as tabelas de proporções, totais e margens de erro, estão disponíveis em https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Para rever o lançamento da pesquisa, acesse https://www.youtube.com/watch?v=QC01_UMvL0Q.
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