Prêmio Victor Civita 2010: inscrição, regras e novidades

Se você pretende participar do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 deste ano, não deixe os preparativos para a última hora: as inscrições começam apenas no mês de junho, mas o regulamento completo já está disponível (leia aqui). Neste ano, a premiação aumentou: os dez professores vencedores e o gestor campeão recebem, cada um, 15 mil reais, 50% a mais em relação a 2009. Outra novidade diz respeito aos alunos com deficiência. Agora, além de descrever como a proposta foi adaptada para eles, é preciso contar como ocorreu a articulação com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Informe como o professor do AEE auxiliou os trabalhos, que materiais foram necessários, quais atividades precisaram ser desenvolvidas no contraturno e como elas se articularam com o seu projeto.

Mas se você é parte do time que ainda está na dúvida por achar que não tem um projeto especial (segundo resultados de uma pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita, FVC, em 2009, é essa a justificativa de 31% dos professores que não se inscrevem), que tal rever seus conceitos?

Para Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da FVC e de NOVA ESCOLA, “especiais” são os projetos bem realizados e não necessariamente aqueles que têm uma proposta inusitada. “Atividades com plano de ação detalhados que comprovadamente impactaram a aprendizagem dos estudantes são mais valorizadas pelos selecionadores”, explica. Inspirada por esse raciocínio, a professora nota 10 de 2009 Andréia Betina Legatzky Klitzke, de Joinville, a 186 quilômetros de Florianópolis, abordou um conteúdo tradicional de Matemática – ângulos.

“Eu me inspirei num curso oferecido pela rede municipal. Fiquei com medo de que não fosse inovador e quase não me inscrevi. Mas acreditei que o registro das atividades e a avaliação mostravam que a turma havia aprendido. Fui uma das vencedoras”, comemora.

Se você quer seguir o exemplo de Andréia, conheça quatro pontos importantes para desenvolver projetos e sequências didáticas consistentes:

– Intencionalidade Explicar a necessidade do projeto – sempre tendo em conta a aprendizagem – e a importância dos conteúdos abordados é fundamental.

– Plano de ação Seu projeto deve apresentar todo o encaminhamento para que os alunos avancem em cada etapa. Detalhar como contornou contratempos também é importante.

– Avaliação Quais instrumentos você usou para avaliar a turma no início e no fim do projeto: produções escritas? Portfólio? Situações-problema? Descrever os resultados é a maneira de mostrar o que a sua turma aprendeu e o que precisaria ser modificado caso o projeto fosse realizado novamente. Não se esqueça de contar como lidou com a heterogeneidade que existe em toda classe e o que fez para ajudar aqueles que apresentaram maior dificuldade para avançar.

– Registro Documente o máximo que puder: vale tirar fotos, fazer vídeos, guardar registros dos alunos etc. Mas atenção: nada pode ser enviado no momento da inscrição. O material é essencial à segunda fase, quando os selecionadores requisitam registros para conhecer melhor os projetos finalistas.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
MICHELINI TONON RUY FANTIN
MICHELINI TONON RUY FANTIN
14 anos atrás

como fico sabendo do resultado do prêmio de 2010.

Ana Maria Miranda dos Santos
14 anos atrás

Todas as iniciativas da revistas merecem adimiração, pois sempre procura inovar com propostas inteligentes em prol da educação. Não consigo ficar sem efetivar a leitura todos os meses e divulgar para os colegas as matérias publicadas, que ao longo dos anos muito me auxiliaram na efetivação da minha prática pedagógica. Sou a professoura Ana Maria, do muncípio do Valparaiso de Goiás, estou coodenadora da Formaçação Continuada, com uma equipe de cinco formadoras, temos a jornada ampliada que facilita a efetivação e expanssão de uma proposta ou projeto que se denomina Formação Continuada: Caminhos e Descobertas, que tem seus objetivos direcionados para o incentivo a leitura, troca de experiência, com os coordenadores pedagógicos das 33 escolas municipais envolvidos como parceiros conscientes do seu verdadeiro papel no contexto da escola. A batalha é árdua mas possível de ser vencida. Pretendo participar do premio victor civita, para compartilhar a experência vivenciada em meu município. Parabéns a toda equipe que de forma inteligente contribui para a publicação da ne, que é simplesmente nota 10.

Joel De Oliveira Sousa.
Joel De Oliveira Sousa.
14 anos atrás

Muito boa a reportagem da revistaponto.org.br e sua cobertura e também o espaço dos leitores. Isto é super bom para os Professores que estavam precisando. Toda a equipe da revista. Os temas a serem trabalhados pel prêmio são demais e o meu preferido, que irei por ventura participar, é o da alfabetizaçao, um tema bastante complexo hoje em dia. Valioso até demais mesmo. Parabéns a todos que direta ou indiretamente participam do mesmo para todos nós podermos nos encorajarmos sempre nessa trajetória que é de Educador. Adorei relatar neste e-mail este comentário e espero que seje colocado no espaço prometido da revista. Eu sou Joel de Oliveira Sousa, professor da Rede Púbilca de Ensino do Município de São Luiz Gonzagaga do Maranhão-Ma. Sou professor de primeira a quarta série do fundamental. Abraços a todos !!!!!!!!!!!!!! da revista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!e os organizadores do concurso.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar