Esse Rio é Meu: em Paciência, Escola Municipal Dr. José Antônio Ciraudo promove trabalho interdisciplinar para ressignificar Rio Cação Vermelho junto aos estudantes

Leia o relato de experiência da professora Raquel Almeida Lobo.

Ressignificar o Rio Cação Vermelho junto aos professores, estudantes e suas famílias. Um desafio e tanto que vem sendo desenvolvido pela direção, coordenação pedagógica e um time de professores pra lá de comprometidos da Escola Municipal Doutor José Antônio Ciraudo. Localizada em Paciência, Zona Oeste do Rio, a unidade atende o segmento do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais. Foi no início deste ano que ela passou a integrar o programa Esse Rio é Meu.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Para explicar como o programa vem sendo realizado pela escola, a revistapontocom publica, abaixo, o relato de experiência da professora de Geografia, Raquel Almeida Lobo. Nele, ela conta detalhes de todo o planejamento executado no primeiro semestre deste ano e aponta as próximas etapas.

Acompanhe:

“As atividades realizadas em torno do programa Esse Rio é Meu buscaram conscientizar os alunos sobre a importância histórica e ambiental dos nossos rios, que têm papel fundamental desde o início da ocupação da nossa cidade. Essa conscientização foi alcançada através da escolha de um recorte espacial específico, um importante rio carioca que passa pelas proximidades da escola frequentada pelos nossos estudantes. Dessa forma, buscou-se ressignificar o Cação Vermelho como um rio de fato e despertar o interesse para o relevante papel na dinâmica e no desenvolvimento da região que esse rio já teve.

Associado ao resgate histórico, trabalhamos as suas principais características geográficas do rio – localização, extensão, bacia hidrográfica, afluentes, nascentes e foz -, bem como as principais questões ambientais que o cercam. Foram realizadas palestras interdisciplinares em sala sobre o rio Cação Vermelho para auxiliar os alunos no sentido de terem um diagnóstico inicial do rio que permitisse um reconhecimento de suas características principais e suas condições atuais.

Como metodologia, os professores das diversas disciplinas envolvidas trabalharam com textos, poemas, imagens, vídeos e mapas. Os alunos realizaram entrevistas com moradores antigos, fizeram maquetes, cartazes e cartas.

Dessa forma, por meio de uma proposta interdisciplinar, o programa teve o objetivo de fazer, junto com os alunos, um reconhecimento dos fatores que causaram os impactos ambientais identificados no Cação Vermelho, bem como fomentar uma conscientização sobre a relevância da preservação desse patrimônio local. Durante esta etapa os professores envolvidos tiveram a grata surpresa de poderem ver o interesse dos alunos pelo assunto em questão e o engajamento com as atividades propostas.

Em um segundo momento, foi possível fazer a visita ao rio Cação Vermelho. Na ida ao campo, os alunos ouviram explicações interdisciplinares sobre o rio, realizaram anotações. Foram feitos registros em fotos e vídeos. Instalamos placas de conscientização ambiental construídas pelos próprios alunos e foram coletadas amostras da água do rio.

Após a visita ao rio, os alunos foram convidados a discutirem sobre suas observações e realizaram a análise das amostras da água no laboratório da escola, onde puderam perceber a presença de microrganismos através do microscópio.

Para as próximas etapas, planeja-se incentivar os alunos a elaborarem cartas para os órgãos responsáveis, solicitando para as autoridades medidas e ações de recuperação do rio. Por fim, será feita também uma apresentação para toda a comunidade escolar, onde os alunos poderão compartilhar com outras turmas o que aprenderam, ajudar a conscientizar outros jovens e expor seus trabalhos. Os professores envolvidos com o projeto tiveram a grata surpresa de conseguir desenvolver nos alunos uma consciência sobre a importância histórica e ambiental do rio Cação Vermelho, deixando um legado de aprendizado e experiências que serão disseminadas pelos alunos participantes”.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nelson Reis
1 ano atrás

Que essa experiência seja motivadora de outras que possam fazer que nossos rios sejam ambientes vivos e de belezas cênicas.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar