Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado no ano passado, foram divulgados no dia 16 de setembro. Com o intuito de procurar entender o que os dados revelam, considerando as dificuldades impostas pela pandemia e como os dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias podem utilizar as informações, o Conviva Educação realizou, no dia 19 de setembro, uma videoconferência para tratar do assunto. Participaram do debate Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; e Lina Kátia Mesquita de Oliveira, diretora executiva da Fundação CAEd/UFJF.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Acompanhe: