Portraits – Autoportraits é o nome do projeto que o cineasta francês Gilles Porte idealizou. A proposta é interessante. Ele convidou 80 crianças, com idade entre três e seis anos, de vários cantos do planeta que ainda não sabem ler nem escrever, para desenhar num vidro o que elas desejassem.
A produção foi feita em comemoração aos vinte anos da assinatura da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças, do Unicef. De acordo com Gilles, não houve nenhuma interferência de adultos e ninguém conduziu os pequenos nos desenhos. Depois de prontos, foi feita uma animação com os desenhos de cada criança. A produção foi exibida pela TV5 Monde, de Paris.
Confira o resultado:
Asemalhe, 4 anos
África do Sul
Aung Sat Pai Soe, 5 anos
Birmânia
Caroline, 3 anos
Cuba
Cecoline, 3 anos
Índia
Dana, 5 anos
Palestina
Elior, 6 anos
Israel
Enise, 5 anos
Turquia
Harriet, 4 anos
Canadá
Hugues, 4 anos
Madagascar
Ikram, 6 anos
Marrocos
Jacinta, 5 anos
Austrália
Josua, 5 anos
Ilhas Fidji
Kiara, 4 anos
Alemanha
Leonardo, 3 anos
Itália
Losurum, 5 anos
Kenya
Malo, 5 anos
França
Manuela e Daniela, 7 anos
Colômbia
Sebastian, 4 anos
Argentina
Oto, 5 anos
Japão
devemos incentivar as crianças a fazerem suas produções artísticas por elas mesmas, concordo com o autor, mas é muito difícil pois as crianças de hoje estão na era digital e o trabalho manual nem sempre interessa. Eu acho que além de professor especializado de Artes os governos deveriam dar mas condições físicas e materiais para que se possa desenvolver um bom trabalho e as crianças se sintam motivadas para aprender tal disciplina.
Só uma correção: pelo que li no site original do projeto as crianças foram convidadas a DESENHAREM A SI MESMAS. O que torna ainda mais interessante essa iniciativa de Gilles Porte!
Abs cordial, Rz Oliveira
Simplesmente… emocionante…..!!!!
Lindíssimo trabalho!!! Como o ser humano é criativo, é capaz e quando quer produz!!! Senti uma vontade enorme de fazer isto com meus alunos, mesmo sendo maiores. Dá tb um resultado maravilhoso. Parabéns para todos. Como me sinto mais feliz vendo este tipo de trabalho e saber que muitas pessoas lutam por um mundo melhor, mais justo, em que há lugar para todos.
Sou Professora num Projeto de Educação Integral e tenho um ateliê de Educação para as mídias.
Quero mais informações para conseguir fazer animações como essas para as crianças que trabalho.
Parabéns pelo belo trabalho de vocês e tudo de bom.
Uma coisa linda e emocionante de se ver. Todos focados no seu desenho, pensando, refletindo e realizando… As animações são muito boas. Com senso de humor e delicadeza. Adorei!
Nossa eu gostei demais…. É muito interessante ver como as crianças ficam concentradas executando suas produções, e como cada um apresenta uma maneira própria de se expressar. As animações também são ótimas.
Adorei a produção dos pequeninos ,muito bacana a iniciativa do cineasta.