Geração Now: você conhece?

Novos hábitos.

Por Samuel Possebon

A “geração Millenial” ficou para trás. A geração que está sendo discutida na CES 2018, principal evento de eletrônica de consumo dos EUA, que acontece esta semana em Las Vegas, é a chamada “geração Now”, jovens de 15 a 25 anos que nasceram em um ambiente já completamente tomado pela Internet e pelos serviços móveis. Trata-se de uma geração com características culturais muito diferente da geração que os antecedeu, revela Kathy Sheehan, diretora da GfK, em estudo apresentado durante a CES.
A “geração Now” é uma geração que nasceu na era digital e usa tecnologias cotidianamente, mas não é tão ávida por tecnologia quando os Millenials. “A tecnologia é mais pervasiva para eles”, diz a especialista, mostrando dados de pesquisas feitas pela GfK. “Possivelmente é uma geração que não vai nunca entrar em uma loja tradicional sem antes olhar online o que quer comprar. E sete em cada 10 jovens desta geração afirmam ser familiarizados o uso de tecnologias”.

Valores

Segundo ela, é uma geração única, que tem como valores a criatividade, o “internacionalismo”, que voltou a ter ambição mas busca a igualdade, o conhecimento e o aprendizado. “São valores ‘open minded’. Mas há valores que estão em desuso, como a valorização do que é sexy ou jovem. É uma geração pragmáticas e que quer ser adulta”, diz a especialista. Segundo ela, outro valor que mais caiu em desuso é o da individualidade. “É algo que eles preservam mas não é uma característica pela qual eles querem ser definidos. Isso é diferente da geração millennial”, dizem os dados da GfK. Por outro lado, diz, é uma geração de grande tolerância social e neutra em gênero. “Também é uma geração que gosta de ouvir, mas querem se sentir respeitados, gostam de hacking (improvisar), gostam de colaborar entre eles”.

Segundo os dados da GfK baseados nas entrevistas que estão sendo feitas para traçar o perfil dos jovens da “geração now”, dinheiro e tempo são fatores de estresse para estes jovens, mostrando preocupação e ambição com o futuro e a estabilidade. “Mas a pressão sobre estas pessoas é a coisa que mais pesa e cria estresse na geração now. A maturidade de valores cria estresse nesse grupo de pessoas”. Obviamente o smartphone é o dispositivo conectado para esse grupo de pessoas mais adotado. E o que mais gera estresse.
Também é uma geração pragmática, que busca a melhor relação custo/benefício e não necessariamente aspira marcas. “A segurança financeira é importante para essa geração, assim como a segurança física. E isso se reflete muito sobre a preocupação com privacidade”. Segundo Sheehan, é uma geração informada sobre questões de de neutralidade de rede e, obviamente, favorável a este princípio. Em comum com a geração millenial está o fato de demorarem para sair da casa dos pais e constituir uma família.

Hábitos de mídia

Segundo Karen Ramspacher, SVP de mídia para a GfK, a TV está bem viva para a geração Now. “Mas não apenas TV. É uma geração que mostra interesse em leitura inclusive em livros impressos e que ouve muita música”. Mas a mensagem audiovisual é, sem dúvida, a principal forma de entretenimento e informação. Mas são pessoas que preferem formatos menores de vídeo, que aceitam melhor comerciais de 6 segundos, por exemplo, em comparação com os 15 segundos tradicionais. “85% das pessoas dessa geração diz que a TV deixa elas felizes”. A diferença está no conceito de TV, o que a GfK prefere usar o termo “TVideo”. TV, para esta geração, não é o que era (72% têm esta posição). Para 44%, TV é qualquer coisa na tela grande, e 25% diz que TV é o conteúdo de qualquer tela que possa ser assistida. Mas elas nÃo enxergam a rivalidade entre serviços tradicionais e serviços OTT. “É uma geração que enxerga cabo, TV aberta e streaming como coisas complementares, parte de um mesmo contexto, não como substitutos”.
Entretanto, 71% consomem conteúdos por streaming por mais frequência.

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