Em média, cinco escolas são selecionadas por ano para participar do Dia do Cérebro. A iniciativa, voltada para turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, é um conjunto de ações focadas na promoção da alfabetização e difusão científica. Entre as atividades estão o Laboratório Aberto de Práticas, exposições de peças anatômicas e palestras ligadas ao tema central do Museu Itinerante de Neurociências (MIN) de 2018: envelhecimento.
Para participar a escola interessada deverá realizar a inscrição até o dia 30 de novembro, através do site do projeto. É importante lembrar que a unidade escolar precisa ter disponibilidade de espaço, incluindo área coberta, e de realizar cópias dos textos de divulgação científica a serem distribuídos durante as visitações. Será necessário o preenchimento do Formulário de Solicitação de Visitação às Escolas, assinado pelo diretor da unidade, e enviá-lo junto de três fotos da escola (incluindo a fachada da unidade e o local proposto para a realização do evento).
A Direção deve indicar, ainda, alunos e professores para participarem do evento como monitores voluntários, os quais serão capacitados pela equipe do MIN e receberão certificados. Essa é a primeira etapa do processo de seleção. Os documentos solicitados serão analisados e as escolas vão ser classificadas conforme localização, público atendido e área disponível para a realização das atividades. O resultado será divulgado no site a partir do dia 9 de dezembro.
O projeto MIN tem parceria com a ONG Organização Ciências e Cognição e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ), além disso a equipe do Museu Itinerante de Neurociências também é responsável pela Semana do Cérebro, realizada anualmente no mês de março, no Espaço Ciência Viva (Tijuca) e nos campi da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Saiba mais no site do projeto