De 4 a 11 de novembro, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema completa 25 anos e, mais do que nunca, cheio de histórias para contar. O público poderá conferir filmes que foram destaques nos principais festivais de cinema do mundo. Em cartaz, mais de 280 produções nacionais e internacionais, bem como atividades paralelas que não apenas colaboram para a democratização de acesso aos bens culturais, mas incentivam a produção de jovens profissionais utilizando o audiovisual como uma ferramenta de reflexão sobre o mundo e os valores que nos rodeiam.
E pelo nono ano consecutivo, o evento contará com a participação de um Júri Jovem. Instituído pela primeira vez no Brasil, o júri foi inspirado na experiência de sucesso do renomado Festival de Curtas de Clermont Ferrand. O objetivo é criar maior interação entre estudantes da rede de ensino da cidade do Rio de Janeiro, o Festival e o curta-metragem em geral. Pretende-se desvendar o “olhar” do jovem para o audiovisual. As inscrições estarão abertas até às 18h do dia 26 de outubro de 2015.
Serão selecionados 10 estudantes para fazer parte do Júri Jovem. Eles serão divididos em dois grupos: cinco integrarão o Júri Jovem Nacional e outros cinco o Júri Jovem Internacional. Os jurados terão que assistir a todas as mostras competitivas respectivas ao seu Júri, exibidas durante o Curta Cinema. Após a última sessão, o Júri se reunirá para escolher o prêmio de melhor curta nacional e melhor curta internacional.
Para proceder a inscrição, é preciso ler o Regulamento, assistir a um dos curtas abaixo e preencher a ficha de inscrição, selecionando o filme de sua escolha.
Filme 1 – A Fábrica, de Aly Muritiba, 2011
Filme 2 – Hiato, de Vladmir Seixas, 2008
Filme 3 – Desventuras de um dia, de Adriana Meirelles, 2004
Os filmes podem ser vistos através do link indicado, no site do Porta Curtas.