Jogo aberto, Pânico na TV e SuperPop. Estes são os três programas campeões de reclamação. Pelo menos é o que aponta o 16º ranking de baixaria na TV, divulgado na última quarta-feira, pela coordenação da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Do último ranking, anunciado em outubro de 2008, foram recebidas 874 denúncias. Apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e horário impróprio foram as principais reclamações que nortearam a elaboração do novo resultado.
O primeiro lugar ficou com o Jogo Aberto, programa esportivo da TV Bandeirantes, alvo de 88 denúncias fundamentadas e analisadas pelos pareceristas da campanha. Dentre os cinco programas mais denunciados, dois são reincidentes: o SuperPop, da Rede TV!, que já havia figurado nos rankings de 2006 e 2008, e o Pânico na TV, da mesma emissora, que esteve presente no levantamento de 2008.
Outros dois programas listados são regionais, veiculados apenas na Bahia: Na Mira (TV Aratu/SBT) e Se liga Bocão (TV Itapoan/Record), ambos de gênero policialesco.
Para elaborar o ranking, foram avaliados os cinco programas de televisão que receberam maior número de denúncias, analisadas pelo Comitê de Acompanhamento da Programação. Esse colegiado é formado por representantes das mais de 60 entidades da sociedade civil parceiras da campanha, que teve início em novembro de 2002 e já registrou mais de 35 mil denúncias de telespectadores.
Confira o resultado do 16º ranking:
1º – Jogo Aberto ( Bandeirantes): 88 denúncias = desrespeito às torcidas de futebol, incitação à violência, vocabulário impróprio.
2º – Pânico na TV (Rede TV!): 69 denúncias = exposição de pessoas ao ridículo, apelo sexual, palavras de baixo calão.
3º – SuperPop (Rede TV!): 33 denúncias = excesso de nudez e exposição de pessoas ao ridículo.
4º – Na Mira (TV Aratu/SBT – Salvador/BA): 31 denúncias = sensacionalismo, apologia à violência e desrespeito à pessoa humana.
5º – Se liga Bocão (TV Itapoan/Record – Salvador/BA): 22 denúncias = desrespeito à pessoa humana, incitação à violência e ao ódio.
Ótima notícia!
A população deve fazer sua parte denunciando esses programas. Não basta desligar a tv, tem que denunciar e conscientizar o máximo de pessoas possível que, se eles dão ibope a esses programas, eles mesmos são contribuintes com a inversão de valores.