A Andi – Comunicação e Direitos acaba de lançar o livro Infância e Comunicação – referências para o marco legal e as políticas públicas brasileiras. A publicação realizada no ano passado já está disponível no meio on-line. A obra apresenta uma visão ampla de dez temas centrais para que a sociedade brasileira avance com seus programas de garantia, promoção e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no campo da mídia.
O objetivo é apoiar gestores públicos, organizações da sociedade civil e empresas a implementarem soluções compartilhadas para o fortalecimento de um sistema midiático pautado por princípios democráticos e pela necessidade de oferecer às novas gerações conteúdos que contribuam para seu desenvolvimento integral.
A obra apresenta e discute os seguintes temas:
1 – Educação para a mídia no âmbito do sistema de ensino
2 – Estímulo à produção de conteúdos de qualidade
3 – Programação regional e nacional
4 – Crianças e adolescentes participando da produção de conteúdos
5 – Regulação de exibição de imagens e identificação/identidade de crianças
6 – Avaliação sistemática dos impactos gerados pelos conteúdos audiovisuais
7 – Estabelecimento de faixas de horários e de faixas etárias
8 – Regulação da publicidade dirigida às crianças
9 – Trabalho infantil artístico nos meios de comunicação
10 – Novas tecnologias – promoção da inclusão e estratégias de proteção