Você acaba de assumir a presidência da ONU para assuntos econômicos. Seu papel é preservar o meio ambiente. O que você faria: incentivaria o uso de biocombustível, investiria no combate de pragas em lavouras ou diminuiria o uso de caminhões para reduzir a poluição? Essas são apenas três de 125 políticas diferentes que fazem parte do jogo on-line Game Change Rio (www.gamechangerio.org), lançado há duas semanas para despertar o interesse de jovens pela conferência Rio+20, que será realizada, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
“Todos podem experimentar brincando e criando suas próprias estratégias”, disse ao jornal Folha de S. Paulo o alemão Sebastian Stier, um dos criadores do jogo. Para aumentar a adesão, o game foi disponibilizado nos idiomas inglês, árabe, chinês, francês, alemão, português e espanhol.
O Game Change Rio funciona como aplicativo do Facebook, ou seja, é preciso ter conta na mídia social para participar da “brincadeira”. As informações utilizadas são baseadas nos textos do Millenium Institute’s Green Economy Model, encomendado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e inclui dados de setores relevantes da economia mundial e sobre os recursos naturais disponíveis. O programa tem mais de cinco mil indicadores e cem milhões de resultados possíveis.