Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Clubinho de leitura: participe

Por Luanna Tavares

Acontece neste sábado, dia 14 de outubro, a primeira edição do Clubinho de Leitura, no Observatório do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio. O primeiro encontro vai abordar o seguinte tema: medo, tendo como base a leitura do livro “A princesinha Medrosa”, de Odilon Moraes. O objetivo é estimular a reflexão sobre atitudes geradas a partir do medo e seus impactos, utilizando abordagens acessíveis para crianças a partir de 7 anos.

Quem se interessou pode fazer as inscrições, gratuitas, através do e-mail [email protected]. O evento é aberto para pais, responsáveis e suas crianças. É importante colocar no corpo do e-mail o nome e idade da criança, assim como o nome e telefone do responsável.

O Clubinho da Leitura é uma parceria entre o NOZ (Programa de Amigos do Museu do Amanhã), a Livraria da Travessa e a Equipe de Educação do Museu do Amanhã, que visa estimular os participantes a discutirem mais a fundo alguns dos temas presentes na programação do Museu. Para saber mais sobre a proposta, a revistapontocom conversou com a Gerente de Educação do Museu do Amanhã, Melina Almada. Confira a entrevista.

revistapontocom – De onde surgiu a ideia de criar um Clube da Leitura dentro do Museu do Amanhã?
Melina Almada – O Clube de Leitura surge a partir da troca de ideias e desenvolvimento de projetos entre as gerências de Educação e Engajamento de Públicos do Museu do Amanhã. Entre eles, a parceria do NOZ Amigos do Amanhã com a Livraria da Travessa. Mas mais do que isso, a ideia surge do desejo de reforçarmos espaços de reflexão coletivos sobre os temas que se relacionam com o Museu. É uma oportunidade de escutar mais diretamente o público e suas percepções. O Clube de Leitura é um espaço horizontal e aberto para o debate de ideias e percepções, fomentar a livre proposição de ideias e constituirmos um amanhã mais diverso e plural.

revistapontocom – O que as crianças podem esperar desse primeiro encontro?
Melina Almada – O primeiro Clubinho é especial! Integrado com várias contações de histórias que têm o medo como temática, vamos conhecer, brincar e conversar sobre os medos da Princesinha Medrosa com atividades lúdicas (e alguns sustos!) que conversam com todos os públicos.

revistapontocom – Por que o medo foi o tema escolhido para a primeira edição?
Melina Almada – O medo é uma força motivadora da ação humana. Ele pode nos proteger de vários perigos, mas pode também gerar atitudes intolerantes e autoritárias. Falar sobre o medo é algo pouco incentivado e os medos acabam muitas vezes ficando engavetados, causando reações violentas encadeadas. Falar sobre medo é fundamental para atuar de forma alinhada com os eixos éticos do Museu do Amanhã, em prol da equidade, do respeito e de escolhas cada vez mais sustentáveis e tolerantes no mundo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar