Instituição – Colégios Osvaldo Cruz e Pindorama
Localização – Rio Grande do Sul
Na sala de aula, cadeiras são substituídas por fogões e panelas. Cadernos e livros dão lugar a ingredientes de cozinha. A culinária é uma alternativa para a aprendizagem do inglês no Ensino Fundamental dos colégios Osvaldo Cruz e Pindorama, ambos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), no Rio Grande do Sul. Nessas aulas os estudantes descobrem novos sabores, culturas diferentes e como usar a língua inglesa no dia a dia.
De acordo com a professora de inglês, Luciana de Souza Brentano, coordenadora bilíngüe dos dois colégios, esse tipo de atividade onde os alunos vivenciam a língua, torna o ensino mais eficaz. “Apenas o ensino da gramática desvinculado dessa vivência torna a língua inglesa algo sem sentido para as crianças. Com este projeto, eles criam gosto pela língua estrangeira e pela cultura. As famílias nos dão esse retorno, de que o estudante não está apenas aprendendo, mas levando o aprendizado para casa”, diz.
Por meio da culinária, os alunos aprendem até matemática em outra língua. “Eles precisam converter as medidas, pois as usadas no Brasil são diferentes das usadas em outros países como Inglaterra, Canadá e Estados Unidos, bem como quais são os pratos típicos de outros países e o significado deles para suas respectivas culturas”, comemora a professora.
Na avaliação de Luciana, a língua inglesa – aprendida na sala de aula – é importante não apenas para o rendimento e o sucesso escolar, mas para o futuro dos estudantes. “Novo Hamburgo é conhecida como cidade exportadora, especialmente no setor de calçados. As famílias querem preparar os filhos para esse cenário e até mesmo para o mundo globalizado no qual vivemos. Hoje, nossos alunos aprendem as matérias nas duas línguas. Os conteúdos são divididos entre o inglês e o português. Mas as aulas de culinária são exclusivamente em inglês”, destaca.
Nunca tinha pensado em inglês sendo ensinado desta forma! Que legal! Uma idéia criativa, inovadora. Muito bom!
Parabéns professora, ah, como seria bom se tivéssemos meia dúzia de professores com esta dedicação.
Prá você tiro o meu chapéu, continue assim e os frutos virão com certeza!
Um grande abraço
Achei super interessante essa matéria! Hoje em dia, muitos profissionais da língua inglesa, afirmam que a gramática inglesa não é tudo, principalmente no ensino das crianças, ou seja, criança gosta mesmo é de brincar!– E é brincando com as palavras inglesas que elas realmente aprendem, e, neste caso, a culinária é uma das alternativas para o aprendizado da língua, uma vez que, o aluno aprende duas coisas ao mesmo tempo, “gastronomia e inglês”. Esta metodologia usada no Ensino Fundamental dos colégios Osvaldo Cruz e Pindorama (IENH) do Rio Grande do Sul é muito eficaz. Então, como diz a professora de inglês, Luciana de Souza Brentano, esse tipo de atividade onde os alunos vivenciam a língua, torna o ensino mais eficaz, onde os alunos interajam entre si, inclusive, aprendem até matemática na língua estrangeira. Em minha concepção, esta metodologia é recomendável a todos os sistemas de ensinos do Brasil.
Muito interessante a matéria. A culinária é uma atividade que permite integração com a grande maioria das disciplinas, inclusive química, na reação dos alimentos ao calor, por exemplo, geografia se pensarmos em confeccionar pratos regionais. A história da alimentação ou a origem dos produtos utilizados ou pratos realizados podem servir de enriquecimento para esta aula.
Por outro lado, a globalização está aí e é necessário preparar nossos alunos para vivenciar essa realidade, mas não devemos esquecer a nossa cultura e nossas raízes sob pena de perdermos nossa identidade e nos fragilizarmos fente a outros povos.