Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Trem do Corcovado

A concessionária Trem do Corcovado abriu chamada de propostas para a contratação de Instituição de Pesquisa Universitária para elaboração e execução de Diagnóstico Socioambiental participativo nas comunidades do Guararapes, Cerro-Corá, Vila Cândido e Prazeres. A ideia é que o estudo subsidie a formatação de programas de educação socioambiental e qualificação de mão de obra nas regiões em torno da atividade concessionada.

A instituição de pesquisa deverá dar conta de sete atividades. São eles: 1) Apresentação de Plano de Trabalho: Deverá conter detalhamento de cada atividade proposta, materiais e métodos empregados, cronograma físico financeiro, técnicos contratados para cada atividade etc; 2) Levantamento de dados secundários: levantamento, sistematização, tabulação e análise de dados secundários, socioambientais, socioeconômicos e político-culturais, realizados por instituições públicas e privadas, quando houver, referências bibliográficas disponíveis sobre as áreas das favelas, panorama histórico e informações que orientem as pesquisas para as áreas de interesse demonstradas pela população local. Ao término será entregue relatório detalhado; 3) Ampla mobilização das favelas do Cerro Corá, Guararapes, Vila Cândido e Prazeres para participar das Oficinas de Diagnóstico Socioambiental e demais atividades; 4) Oficinas participativas nas quatro comunidades. Deverá ser prevista a realização de pelo menos 01 (uma) oficina em cada região, com a disponibilidade de alimentação; 5) Os resultados das atividades anteriores deverão ser compilados, sistematizados, analisados e disponibilizados em Relatório; 6) Avaliação dos Resultados pelos sujeitos da ação; e 7) Apresentação do Relatório Final.

“O diagnóstico é o primeiro projeto que será financiado pelo Trem do Corcovado em atendimento à obrigação contratual descrita no item 18.3 do projeto base da concessão. Seu objetivo é levantar as demandas dos moradores das favelas para a construção do Programa Socioambiental que será implementado nos próximos anos, até o final do contrato de concessão. Pela primeira vez, um programa socioambiental será implementado como obrigação contratual de uma concessão em unidade de conservação federal. Vale ressaltar também que o termo de referência foi integralmente construído em conjunto com lideranças das favelas envolvidas”, informou Isaura Bredariol, responsável pela coordenação de Gestão Socioambiental do Trem do Corcovado.

As propostas serão recebidas até o dia 9 de março. Para mais informações acesse aqui o edital na íntegra.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar