Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Primeira infância em debate

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Museu da República, em Brasília (DF), receberá o I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância, organizado pelo Grupo de Trabalho de Cultura da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), e a Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, e contará com a presença de consultores do Ministério da Educação.

Confira a programação completa

O Encontro, que contará com a presença do Ministro Juca Ferreira, pretende discutir a elaboração e aplicação de Políticas Públicas de Cultura voltadas a crianças de até seis anos, além de proporcionar um espaço de intercâmbio entre diferentes atores das áreas da Cultura e da Educação.

Ao longo de dois dias, mesas com a participação do poder público, representantes da sociedade civil e pesquisadores das universidades, debaterão iniciativas pioneiras, nacionais e internacionais, que visam colaborar com a construção de políticas culturais para a primeira infância no Brasil.

O evento trará uma contribuição importante àqueles que pensam a integração entre as duas áreas, principalmente na escola. Será que os currículos de educação infantil estão contemplando e reconhecendo as diferentes linguagens artísticas como essenciais ao desenvolvimento da criança?

No I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância serão postas reflexões sobre a potencialidade destas linguagens durante a infância. Ao ter acesso a diferentes formas de expressão, a criança tece sua poética pessoal, construindo relações de afeto consigo mesma e com o mundo e ampliando suas vivências sensíveis e criativas.

Mas, para alcançar uma educação que priorize tais linguagens precisamos que a integração educação-cultura aconteça; só ela abrirá espaço para uma educação sensível, que permitirá à criança entrar em contato com as várias manifestações culturais e ser reconhecida como produtora de linguagens e saberes.

A formação de educadores deve ser prioridade para que o diálogo entre as áreas da cultura e da educação aconteça na prática com as crianças, ampliando a qualidade do desenvolvimento infantil.

A programação

A programação do evento contemplará mesas de debate sobre temas como Arte e Cultura na Educação Infantil, além de reflexões sobre Currículo, e convidará especialistas das áreas da Cultura e Educação para pensarem nas boas práticas e nos desafios do cenário brasileiro.

Pesquisadores da área da Infância, como Renata Meirelles (Território do Brincar), Luiz André CherubinI (Grupo Sobrevento) e Suzana Soares (Aliança pela Infância) compartilharão suas experiências de pesquisa e prática, e nomes como Carlos Laredo (La Casa Incierta), Maria Carmem Barbosa (UFRGS) e Ordália Almeida (UFMGS) integrarão a mesa sobre arte, cultura e currículo na Educação Infantil.

A iniciativa representa um importante marco para aqueles que buscam honrar a infância, defendendo ambientes em que crianças possam crescer e se desenvolver de forma plena e saudável.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar