Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O Rio em jogo

Carioca da Gema é um jogo de perguntas e respostas para quem é apaixonado pelo Rio de Janeiro e quer testar seus conhecimentos sobre a cidade. Nele, os jovens aprendem, de forma lúdica e educativa, sobre a história e as características da cidade e de seus moradores. Qual é o local das provas de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de 2016? Com quantos beijinhos o carioca se cumprimenta? Qual o local do baile charme mais conhecido do Rio de Janeiro? Quem foi o autor da frase Ser carioca é antes de tudo um estado de espírito? Essas e outras perguntas fazem parte do novo game disponibilizado no Portal MultiRio.

São 250 questões, todas com três opções de resposta. Ao longo do ano, o número de perguntas será ampliado gradativamente. Estão disponíveis questões sobre cinco temas, escolhidas aleatoriamente a cada rodada: CarioquiceCulturaEsporteGeografia/História e Personalidades. Para se tornar um legítimo “carioca da gema”, o participante precisa acumular 25 respostas corretas em cada uma das quatro fases do game.  Todo jogador começa na categoria “turista na cidade” e vai evoluindo para “morador descolado”, “explorador gente fina”, “carioca sagaz” e, finalmente, “carioca da gema”.

Cada jogador deve correr contra o tempo que vai diminuindo de acordo com o nível de dificuldade para responder as perguntas. Em caso de dúvidas, o participante pode recorrer a recursos que podem ajudá-lo a acertar a questão como, por exemplo, “pular”, que leva o jogador para a próxima pergunta, ou “ajuda”, que elimina até duas alternativas erradas.

Para acessar o game, basta entrar no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br), selecionar a área de jogos e clicar em Carioca da Gema. Além do jogo digital, também será produzida uma versão física, em formato de tabuleiro, que será distribuída em salas de leitura de escolas da Rede Municipal do Rio no segundo semestre deste ano. O game faz parte das ações desenvolvidas pela MultiRio em comemoração ao aniversário de 450 anos do Rio.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar