Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Inscrições abertas

Alguns dos mais destacados especialistas no tema “direito à comunicação” estarão reunidos nos dias 23 e 24 de setembro, para o “Seminário Internacional Regulação da Mídia e Direito à Comunicação”, que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) promove na sede da Procuradoria Regional da República 3ª Região, em São Paulo. O evento reunirá membros do Ministério Público Federal das cinco regiões do País, além de representantes de outras instituições do poder público, da sociedade civil e da academia, para debater a regulação da mídia e sua interface com a liberdade de expressão e os direitos humanos. Entre os convidados está o diretor-executivo do Centre for Law and Democracy, Toby Mendel – que fará a conferência de abertura, intitulada “Regulação da Mídia e Direito à Comunicação”.

As experiências de países que avançaram na revisão e atualização de seus marcos legais para a área será abordada em painel com participação de representantes da Argentina, Costa Rica, Equador, Espanha e Uruguai. Entre os palestrantes, estão nomes como Gustavo Gómez – um dos autores da Ley de Medios no Uruguai – e Paulina Mogrovejo, representante do Cordicom, instância destinada ao cumprimento da Lei Orgânica de Comunicação, aprovada em 2012 pelo Equador. As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas no site da PFDC.

A programação completa e mais informações sobre a atividade, que contará com certificado de participação emitido pelo Ministério Público Federal, podem ser acessadas no site do evento. O seminário é organizado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão em parceria com a Federación Iberoamericana de Ombudsman (FIO) e o Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac) – composto pelo Coletivo Intervozes, a ARTIGO 19 e o Barão de Itararé. Conta ainda com o apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR).

Veja a programação:

DIA 23/9 (quarta-feira)

Manhã
8h – CREDENCIAMENTO

9h – MESA DE ABERTURA:

• Aurélio Virgílio Veiga Rios – procurador federal dos Direitos do Cidadão
• Pedro Barbosa Neto – Procurador-chefe da Procuradoria Regional da República 3ª Região
• Domingos Sávio – Coordenador do GT Comunicação Social da PFDC
• Manuel María Páez Monges – Presidente da Federación Iberoamericana del Ombudsman (FIO)
• Ricardo Berzoini – Ministro das Comunicações (a confirmar)

9h30 – 11h CONFERÊNCIA
“REGULAÇÃO DA MÍDIA E O DIREITO À COMUNICAÇÃO”
Palestrante:
Toby Mendel – diretor-executivo do Centro de Direito e Democracia e consultor internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Moderação:
Paula Martins – diretora-executiva do escritório brasileiro da ARTIGO 19, organização internacional que atua na defesa e promoção da liberdade de expressão e do direito à informação.

11h30-12h30 – Debate

Tarde
14h30 – 15h30 PAINEL I
“REGULAÇÃO DA MÍDIA: CENSURA OU LIBERDADE DE EXPRESSÃO”
Palestrantes:
• Guilherme Canela – Assessor Regional de Comunicação e Informação para o Mercosul e Chile da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
• Alberto Dines (a confirmar) – Coordenador do Observatório da Imprensa, entidade não-governamental, que acompanha o desempenho da mídia brasileira.
Moderação: Grupo de Trabalho Comunicação Social da PFDC

15h30-16h – Debates

16h – 18h – PAINEL II – “DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA REGULAÇÃO DA MÍDIA NO BRASIL”
Palestrantes:
• Ricardo Berzoini – Ministro das Comunicações no Brasil (a confirmar)
• Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom)
• Edgard Rebouças – coordenador do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
• Rosane Bertotti – coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), associação que congrega entidades da sociedade civil que atuam no Direito à Comunicação.
• Jefferson Dias – Procurador Regional dos Direitos do Cidadão substituto em São Paulo e integrante do Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac).
Moderação:
Renata Mielli – secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, organização social que atua pela democratização da comunicação no Brasil.

18h – 18h30 – Debates

DIA 24/9 (quinta-feira)

Manhã
9h30 – 11h30 – PAINEL III – “O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA REGULAÇÃO DA MÍDIA”
Palestrantes:
• Paulina Mogrovejo – representante da Defensoria del Pueblo do Equador no Conselho de Regulação e Desenvolvimento da Informação e Comunicação (Cordicom)
• José Julio Fernández Rodríguez – Defensor del Pueblo da Galícia/Espanha
• Monserrat Solano Carboni – Defensora de los Habitantes da Costa Rica
• Luciano Leiva – Defensor del Pueblo de Santa Fé/Argentina
Moderação:
Aurélio Rios – Procurador Federal dos Direitos do Cidadão

Tarde
14h – 15h30 PAINEL IV

“EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO”
• Argentina
Palestrante:
Martín Becerra – professor na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e na Universidade Nacional de Quilmes.
• Uruguai
Palestrante:
Gustavo Gómez – ex-secretário nacional de Telecomunicações do Uruguai e um dos formuladores da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, aprovada em 2014.
Moderação:
Bráulio Araújo – representante do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que atua pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil.

15h30 – 16h30
Debates

16h30 – 18h DEBATE “VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA MÍDIA BRASILEIRA”
• Palestrante:
Suzana Varjão – representante da ANDI Comunicação e Direitos
Moderação: Domingos Sávio – Coordenador do Grupo de Trabalho Comunicação Social da PFDC

18h – Encerramento

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar