Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Hora do código: preparado?

De que forma a tecnologia pode auxiliar o ensino na sala de aula? De 7 a 11 de novembro, será realizado o evento a Hora do Código. Trata-se de um movimento global, realizado pela Code.org, que busca aproximar a programação de alunos, professores e pais. E isso acontece por meio de eventos organizados por qualquer pessoa – mesmo aquelas que não tem experiência com códigos – em qualquer lugar do mundo.

No Brasil, neste ano, o Programaê!, que é um dos principais apoiadores desse movimento, quer mobilizar escolas de todo o país para experimentarem o poder transformador da tecnologia. Por isso, vai realizar a primeira edição do Hora do Código nas Escolas.

Nas redes sociais, os professores estão sendo convidados a participar. Leia a chamada: “Já teve uma ideia incrível para um aplicativo e não soube como criá-lo? Ou, quem sabe, pensou em um game que todos adorariam jogar? E se a gente te dissesse que com a #HoradoCódigo – iniciativa global que quer desmistificar a programação e provar que ela não é nenhum bicho de sete cabeças –, você aprende como realizar tudo isso e ainda se diverte com os personagens de Frozen, Star Wars e muito mais? Demais, não é? A ideia é simples: queremos que você programe por pelo menos uma hora durante uma semana – realizando nossas atividades sozinho ou em grupo, de qualquer lugar do mundo! Acredite: para participar, não precisa ter experiência nenhuma com os códigos!”.

Veja o passo a passo para participar, publicado pela Revista Nova Escola:

Passo 1: Participe do Curso de Formação para Professores
O Programaê!, a Fundação Telefônica e a Fundação Lemann desenvolveram um curso online de formação especialmente voltado para professores que querem realizar a Hora do Código nas suas escolas. Além de conhecer os objetivos do movimento, o material esclarece as principais dúvidas sobre a organização do evento. Para acessar o material, clique aqui.

Passo 2: Cadastre-se na plataforma
No momento do cadastro, escolha o perfil “professor”. Assim, você terá acessado a um ambiente exclusivo para criar suas turmas, gerenciar os alunos, definir quais conteúdos serão disponibilizados para cada grupo e acompanhar a evolução dos estudantes. Faça o cadastro aqui.

Passo 3: Crie os grupos
Acesse o site com seu usuário e senha, clique em “Contas e Progresso do Aluno”, depois em “Nova Turma” e, por fim, preencha os seguintes campos:
– “Seção”: crie um nome para a turma;
– “Tipo de Login”: escolha uma forma de autenticação para os alunos se cadastrarem;
– “Grau”: informe a idade dos estudantes; e
– “Curso”: selecione uma das opções para ser desenvolvida com o grupo

Passo 4: Inscreva os alunos e gere os cartões de acesso
Ainda é preciso cadastrar os alunos. Para isso, siga o roteiro abaixo:
Na tela de “Contas e Progreso do Aluno”, clique em “Gerenciar Alunos”;
Clique em “Adicionar Aluno” para cadastrar um por um, ou “Adicionar Vários Alunos”, para inclui-los todos de uma única vez.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar