Hora do código: preparado?

De que forma a tecnologia pode auxiliar o ensino na sala de aula? De 7 a 11 de novembro, será realizado o evento a Hora do Código. Trata-se de um movimento global, realizado pela Code.org, que busca aproximar a programação de alunos, professores e pais. E isso acontece por meio de eventos organizados por qualquer pessoa – mesmo aquelas que não tem experiência com códigos – em qualquer lugar do mundo.

No Brasil, neste ano, o Programaê!, que é um dos principais apoiadores desse movimento, quer mobilizar escolas de todo o país para experimentarem o poder transformador da tecnologia. Por isso, vai realizar a primeira edição do Hora do Código nas Escolas.

Nas redes sociais, os professores estão sendo convidados a participar. Leia a chamada: “Já teve uma ideia incrível para um aplicativo e não soube como criá-lo? Ou, quem sabe, pensou em um game que todos adorariam jogar? E se a gente te dissesse que com a #HoradoCódigo – iniciativa global que quer desmistificar a programação e provar que ela não é nenhum bicho de sete cabeças –, você aprende como realizar tudo isso e ainda se diverte com os personagens de Frozen, Star Wars e muito mais? Demais, não é? A ideia é simples: queremos que você programe por pelo menos uma hora durante uma semana – realizando nossas atividades sozinho ou em grupo, de qualquer lugar do mundo! Acredite: para participar, não precisa ter experiência nenhuma com os códigos!”.

Veja o passo a passo para participar, publicado pela Revista Nova Escola:

Passo 1: Participe do Curso de Formação para Professores
O Programaê!, a Fundação Telefônica e a Fundação Lemann desenvolveram um curso online de formação especialmente voltado para professores que querem realizar a Hora do Código nas suas escolas. Além de conhecer os objetivos do movimento, o material esclarece as principais dúvidas sobre a organização do evento. Para acessar o material, clique aqui.

Passo 2: Cadastre-se na plataforma
No momento do cadastro, escolha o perfil “professor”. Assim, você terá acessado a um ambiente exclusivo para criar suas turmas, gerenciar os alunos, definir quais conteúdos serão disponibilizados para cada grupo e acompanhar a evolução dos estudantes. Faça o cadastro aqui.

Passo 3: Crie os grupos
Acesse o site com seu usuário e senha, clique em “Contas e Progresso do Aluno”, depois em “Nova Turma” e, por fim, preencha os seguintes campos:
– “Seção”: crie um nome para a turma;
– “Tipo de Login”: escolha uma forma de autenticação para os alunos se cadastrarem;
– “Grau”: informe a idade dos estudantes; e
– “Curso”: selecione uma das opções para ser desenvolvida com o grupo

Passo 4: Inscreva os alunos e gere os cartões de acesso
Ainda é preciso cadastrar os alunos. Para isso, siga o roteiro abaixo:
Na tela de “Contas e Progreso do Aluno”, clique em “Gerenciar Alunos”;
Clique em “Adicionar Aluno” para cadastrar um por um, ou “Adicionar Vários Alunos”, para inclui-los todos de uma única vez.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma