Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Conteúdos do Futura para os professores

A Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura elaboraram uma série de conteúdos para o Dia dos Professores, com o objetivo de ajudar educadores a estarem preparados para o modelo de ensino híbrido e a volta às aulas presenciais. Desde que a pandemia da Covid-19 chegou, professores e alunos precisaram se adaptar aos modelos de aprendizagem e, em muitos casos, não tiveram suporte para lidar com as novas ferramentas e formatos. Por isso, o Futura vem oferecendo podcasts, glossário, minicursos, web séries, e programas de TV que vão ajudar educadores a estarem preparados para este novo momento da educação.

No início deste mês foi lançado o minicurso “Jogos e Gamificação na Educação”. Essa formação oferece aos educadores uma introdução ao universo dos jogos, destacando como pode ser feito o uso dos seus elementos e no processo de ensino. A gamificação é uma ferramenta que ajuda a aumentar o interesse e o engajamento do estudante, a despertar curiosidade acerca do que está sendo ensinado e a tornar o processo de aprendizagem mais fácil, leve e divertido.

No dia 21 de outubro, será lançado o segundo minicurso “Cidadania Digital em Sala de Aula”, um curso que destaca a importância da abordagem transversal do tema e apresenta os direitos da pessoa em contextos mediados pela tecnologia, com foco na relação entre professores e estudantes, e um objetivo de facilitar e conscientizar o uso ético da internet. Esta ação acontece em parceria com o SESI-DN e SENAI-DN, que deram suporte na construção do conteúdo.

A web série “E aí, Professor?” foi lançada no dia 14 de outubro, no Youtube do Futura, trazendo uma desmitificação do ensino da disciplina de Matemática, por meio de tutoriais para ajudar professores do Brasil no cotidiano da sala de aula. A série acontece em parceria com o Itaú Social e é apresentada de professor para professor, com 12 episódios de 4 a 7 minutos.

Nas redes sociais, a campanha #Nem1PraTras e #Nem1SemProfessor disponibiliza, por meio de publicações nos perfis do Futura, diversos dados sobre professores e a volta às aulas. Na página do TikTok @canalfutura é possível encontrar diversos vídeos curtos com conteúdos ricos que ajudam na rotina de sala de aula. Enquanto na TV ocorre uma exibição de programação especial na semana do professor, sempre a partir das 21h, com séries, documentários e filmes sobre educação, mídia, juventudes, mundo do trabalho, sustentabilidade e diversidade.

Uma parceria com o Instituto Ayrton Senna disponibiliza o “Espaço Educador”, um ambiente virtual de aprendizagem com cursos gratuitos sobre competências socioemocionais, criatividade e pensamento crítico e educação integral. Para se inscrever basta acessar o site: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/espaco-educador.html.

Um podcast especial, com o tema “Professores”, será lançado no dia 15, no canal Vida em Movimento, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen. A série reunirá, ao longo dos episódios, cases de educadores que fizeram a diferença no exercício de sua profissão. Desde figuras históricas – como os nomes que mudaram os rumos da educação – até profissionais do dia a dia que se destacaram pela criatividade e dedicação ao ato de ensinar e formar indivíduos. Com inspiração no filme britânico “Ao Mestre Com Carinho”, o podcast faz uma brincadeira, a procura de “Mark Thackeray” — personagem do filme que mostra não ver limites para oferecer o melhor a seus alunos — do Brasil, buscando entender o que esses educadores fazem para vencer barreiras e tornar a educação uma forma de contribuir para o mundo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar