Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Cinema infantil: os vencedores

Saiu a relação dos filmes vencedores da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A diversidade cultural, a aceitação das diferenças e a postura de se colocar no lugar do outro conduziu a escolha dos jurados, composto por  Hermínia Bragança, coordenadora de conteúdo infantil da diretoria de produção da TV Brasil (presidente do júri), e pelos jornalistas Dauro Veras e Dariene Pasternak. O filme A Visita (vídeo acima), de Leandro Corinto, levou o prêmio de Melhor Ficção, “pela coragem, ousadia e atualidade do tema, que discute a diversidade sexual”.

O Mar de Teresa conquistou a categoria Melhor Filme Prêmio Jovem, ao abordar “de maneira sensível emoções femininas”. A animação teve dois vencedores: Dalivincasso, uma obra que instiga pela “subversão da história da arte ao criar uma figura que mistura Salvador Dali, Picasso e Leonardo Da Vinci”;e Salu e o cavalo marinho, “pela alegria e persistência do personagem principal”.  O júri oficial ainda concedeu menção honrosa ao diretor Humberto Avellar e ao curta Valentino, de Cassiana Maranha.

Os vencedores recebem o Prêmio Aquisição no valor de R$ 5 mil da TV Brasil, com exceção de Nham Nham, que foi realizado com recursos do edital Curta Criança do MinC e conforme prevê a regulamento já vai entrar na programação da TV Brasil.

Durante os 10 dias da Mostra, 40 mil crianças e adultos estiveram presentes nas sessões de cinema realizadas no Teatro Pedro Ivo, sala de cinema do CIC, além de projeções em escolas e associações comunitárias, com as sessões itinerantes e Circuito Estadual de Cinema. Na escola Forquilhão, em São José, um dos locais onde ocorreram as sessões itinerantes, houve a participação dos 900 estudantes num único dia. A Mostra é uma realização da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada com patrocínio do Ministério da Cultura, Tractebel Energia, Eletrosul, Petrobras e Governo do Estado de Santa Catarina.

Premiados 2015

MELHOR FICÇÃO
– A visita, de Leandro Corinto, RJ

MELHOR ANIMAÇÃO
– Dalivincasso, de Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório
– Salu e o cavalo marinho, de Cecilia da Fonte

MELHOR FILME PRÊMIO JOVEM
– O mar de Teresa, de Dilea Frate

MELHOR FILME JÚRI INFANTIL
– Nham Nham – A Criatura, de Lucas de Barros

MENÇÃO HONROSA
– Hugo, o monstro e Voa, João, de Humberto Avelar
– Valentino, de Cassiana Maranha

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar