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Cidades, Salvem Seus Rios!
E o projeto no Rio de Janeiro Esse Rio é Meu

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Histórico do projeto

Aliando educação, práticas inovadoras e a temática da recuperação e preservação dos rios, o planetapontocom criou, em 2016, o programa Cidades, Salvem seus Rios, concebido a partir da metodologia Educação com e através de causas. Ao perceberem a existência e a importância do rio em suas cidades, as crianças e os jovens tomam consciência dos problemas sociais do seu entorno, chamam para si e para suas famílias a responsabilidade do cuidado com o meio ambiente, desenvolvem competências socioemocionais e constituem conhecimentos curriculares de maneira significativa, exercendo a cidadania e o protagonismo.

“Neste sentido, o programa tem o objetivo de mobilizar estudantes das redes públicas a conhecerem o rio mais próximo de sua escola, possibilitando e favorecendo, de forma interdisciplinar, a articulação dos conteúdos curriculares e a Base Nacional Comum Curricular”, complementa a idealizadora do programa e presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo.

Trata-se, portanto, de um projeto de Educação Ambiental? Na perspectiva de que o programa envolve processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, sim, com certeza. Mas, na prática, o projeto ultrapassa esse conceito, uma vez que incorpora a causa de recuperação e preservação dos rios ao currículo e possibilita o trabalho interdisciplinar das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. São elas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.

Conseguiu visualizar a potencialidade do projeto na sala de aula? Já imaginou algumas conexões de saberes? As variadas possibilidades de mediações, conhecimentos e valores? É isso mesmo. A proposta instiga diferentes áreas do conhecimento, pelas quais é possível, por exemplo, conduzir pesquisas sobre a história dos rios, propor ações de comunicação sobre consciência ambiental, compreender a ciência por trás do processo de despoluição, e, quem sabe, elaborar um projeto que envolva a comunidade local num processo de cooperação, responsabilidade e cidadania.

“A metodologia Educação com e através de causas presume romper o rigor das disciplinas em caixinhas separadas e por meio de metodologias interdisciplinares levar crianças e jovens a adquirirem os conteúdos curriculares, enquanto descobrem que também podem mudar o mundo”, explica Gontijo.

Cidades, salvem seus rios

O projeto Cidades, salvem seus rios é de atuação nacional, ao longo de dois anos letivos, voltado para o protagonismo infanto-juvenil, nas escolas das Redes Municipais de Ensino. A ideia central do projeto é motivar e mobilizar as escolas a trabalharem pela recuperação e preservação do rio mais próximo a elas, ao mesmo tempo em que integram os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, através das ações em prol da solução dos problemas de seu rio. Um convite a professores, alunos e comunidades para refletir sobre o papel de cada um na recuperação do rio, como protagonistas da ação de transformar sua realidade. Cidades, salvem seus rios

Nossa história

A partir de 2014 a tecnologia social desenvolvida pela organização – “Educação com e Através de Causas” ganha concretude e se desdobra no projeto “Carioca, o rio do Rio”, que hoje ganha escala através do programa “Cidades Salvem seus Rios”.

O programa é um desdobramento do projeto piloto “Carioca, o rio do Rio” que teve início em outubro de 2014.  A partir das escolas públicas e privadas situadas na bacia do Carioca chega-se à sociedade e comunidades num projeto que ganha a imprensa e apresenta em pouco tempo a resultados surpreendentes em menos de três anos:

Desde 2019, o Planetapontocom vem implementando no município do Rio de Janeiro o projeto Esse Rio É Meu que é a versão carioca do Programa Cidade Salvem Seus rios!

Metodologia

A metodologia de Educação com e por meio de Causas é resultado de um amplo trabalho de pesquisa, tendo como bases conceituais a Midiaeducação, a Educação Interdimensional, os princípios do MatrixWorksTM e o Método Sistêmico. Este referencial teórico sustenta uma prática pedagógica que concebe os ambientes de aprendizagem para muito além dos limites físicos da sala de aula, expandindo-os para os espaços públicos, para o ambiente virtual, para lugares e tempos que permitam a experimentação, as descobertas de novos objetos e de novas relações, a construção de novos significados, a formulação de novas questões que levem a novas respostas.

Princípios pedagógicos que norteiam o projeto:

  1. Problematização;
  2. Interdisciplinaridade;
  3. Contextualização;
  4. Pesquisa e trabalho;
  5. Autonomia;
  6. Protagonismo;
  7. Interação;
  8. Inclusão
  9. Multiletramento.

Metodologias ativas e modelos híbridos

Centrados no protagonismo do aluno no processo de aprendizado. Propõem a produção e compartilhamento de conhecimento de maneira autônoma e participativa.





Aprendizagem Baseada em Problema

proposta pedagógica pautada na solução de problemas. Abordagem centrada no aluno por meio de problemas propostos em situações motivadoras e desafiadoras.





Aprendizagem baseada em Projetos

Parte de problematizações das diferentes realidades, desafiando os alunos a explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico ― usando as TIs ou outros recursos disponíveis - o que incentiva a capacidade de desenvolver um perfil investigativo e crítico perante alguma situação. Favorece a abordagem interdisciplinar.

Os educadores são orientados para, junto com seus alunos, buscar as informações sobre o seu rio. Eles vão a campo e levantam as informações de história, geografia, ciências da natureza (fauna, flora, geomorfologia, lixo, esgoto, ciclo da água e bioma) dentre outras.

 Os professores recebem uma cartilha online contendo todas as informações e sugestões de como desenvolver o seu projeto interdisciplinar, por ano letivo.

Cidades, salvem seus rios -
Esse Rio é meu

No Rio de Janeiro, o projeto se inicia em 2019 ao mesmo tempo que entra em vigor a Lei Municipal nº 6.535, de abril de 2019, que estabelece a implementação do projeto “Esse Rio é Meu” no âmbito de todas as escolas da rede municipal de ensino.  Em dezembro de 2021 acontece o lançamento oficial do projeto na Escola Municipal Dom Meinrado, em Campo Grande, o projeto Esse Rio é Meu vai mobilizar professores e alunos das mais de 1,5 mil escolas do Rio de Janeiro para atuar na recuperação e preservação do rio mais próximo à cada escola em dois anos.

 Nos próximos dois anos, o projeto vai engajar quase 40 mil professores e mais de 633 mil estudantes, em ações de recuperação e preservação dos 267 cursos d’água da cidade.

O projeto Esse Rio É Meu integra o programa Cidades, salvem seus rios, da OSCIP Planetapontocom. Consiste em uma ação educativa, ao longo de dois anos letivos, voltada para o protagonismo infanto-juvenil, nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A ideia central do projeto é motivar e mobilizar as escolas a trabalharem pela recuperação e preservação do rio mais próximo a elas, ao mesmo tempo em que integram os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, através das ações em prol da solução dos problemas de seu rio. A partir de visitas à bacia, aulas vivas e pesquisas para conhecerem as condições socioambientais do rio e do território, professores e alunos irão refletir sobre o papel de cada um na recuperação do rio, como protagonistas da ação de transformar sua realidade: Educação com e por meio de Causas.

 

Para isso, partimos de dois pressupostos: do ponto de vista pedagógico trabalhar de forma interdisciplinar usando o rio como fator de articulação entre os conteúdos curriculares de língua portuguesa, história, geografia, ciências e matemática, trabalhando em paralelo as competências socioemocionais; e do ponto de vista socioambiental reproduzir os resultados do projeto piloto – Carioca, o rio do Rio – realizado pelo Planetapontocom com as vinte e sete escolas da bacia do rio Carioca, cujo resultado é conhecido e vem sendo divulgado pela mídia. As escolas mobilizaram diversos atores do território em menos de dois anos. Apoiadas por especialistas voluntários, conseguiram recuperar a qualidade da água de toda a parte visível do rio, que foi tombado como patrimônio histórico e cultural. Parte do patrimônio histórico associado ao seu curso foi recuperado e outras conquistas relevantes foram alcançadas, como a construção de um movimento da sociedade civil organizada reconhecido por boa parte da sociedade do Rio de Janeiro: o movimento homônimo Carioca, o rio do Rio.

 

Objetivo Geral

 

O objetivo geral do projeto Esse Rio é Meu é impactar todas as escolas da rede municipal mobilizando gestores e docentes para inovar metodologicamente ressignificando a experiência educativa através do aprendizado baseado na solução de problemas e ao mesmo tempo conscientizar e mobilizar estudantes, educadores, famílias e moradores do território a promover a recuperação e preservação do rio mais próximo. No médio e no longo prazo levar a sociedade carioca a transformar o Rio de Janeiro na primeira capital brasileira a ter seus corpos d’água recuperados a partir da ação de suas escolas. 

Estamos falando de qualificação da educação através de ações de cidadania e protagonismo infanto juvenil, de transformação de cultura para o uso sustentável de nossos recursos naturais e da transformação de uma experiência exitosa, em política pública.

Para o alcance das metas, oferecemos diversos conteúdo para professores e alunos dos segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2. Todo esse material, mais vídeos e conteúdo de apoio, está disponível em uma plataforma contendo os mapas interativos dos rios e escolas georreferenciados, do município. A plataforma, de mesmo nome, construída em parceria com a MultiRio pode ser acessada livremente através do botão: 

“O grande tema que a juventude do mundo inteiro levou para a COP 26 foi sobre educação climática. Nós da Prefeitura nos comprometemos a trazer a educação climática para dentro dos currículos, para dentro das escolas. Esse projeto traz capilaridade, envolvendo alunos, famílias, professores, dando a importância desses rios para as comunidades do entorno.  ‘Esse Rio é Minha’ junta educação e meio ambiente que são temas urgentes para a sociedade”, disse Cavaliere – Secretario Municipal de Meio Ambiente.

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