Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Indicações de livros

Muito provavelmente você já teve dúvidas na hora de comprar um livro para um bebê, criança ou jovem? Volta e meia a revistapontocom recebe vários pedidos de orientação neste sentido. Para os interessados, aqui vai uma dica valiosa: o Instituto Ecofuturo publicou o livro Leitura para crianças, jovens e adultos, organizado pela bibliotecária e especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Gláucia Mollo. A obra conta com sugestões de leitura para cada fase da vida, do nascimento à vida adulta.

Leia aqui

A publicação está dividida em sete áreas:

– Livros para manuseio de bebês pequenos (berço)
Esses livros são indicados para que os bebês pequenos possam manipulá-los sozinhos, ainda que não o façam de forma tradicional. Não oferecem risco para os bebês, pois são confeccionados em tecido ou plástico, materiais atóxicos e que podem ser limpos com facilidade para maior higiene. Possuem ilustrações grandes, coloridas ou em preto e branco, e que estão presentes no cotidiano do bebê.

– Livros para manuseio de bebês maiores
Livros indicados para bebês que já possuem maior coordenação motora e que sozinhos ou com a ajuda de um cuidador conseguem utilizá-lo de forma próxima à tradicional (página por página, da esquerda para direita, montar as peças de forma correta, descobrir os sons, reconhecer as texturas etc). São confeccionados de papel cartonado com os cantos arredondados, de materiais atóxicos com ilustrações grandes, coloridas ou em preto e branco.

– Livro brinquedo
Livros indicados para crianças que já possuem autonomia para folheá-los, se divertir, brincar e não se assustar com as histórias, pois em alguns livros as ilustrações são enormes, em alto-relevo que se soltam das páginas e surpreendem o leitor. São livros que agradam crianças de todas as idades, promovendo interação e divertimento.

– Livro de imagem
Livros indicados para crianças alfabetizadas ou não. São livros com ilustrações criativas, originais, coloridas ou em preto e branco.

– Livros com pequenas histórias
Esses livros são indicados para crianças que estão se alfabetizando, pois são escritos com poucas e pequenas frases que dão autonomia de leitura ao leitor iniciante. Os textos são escritos em linguagem simples e que faz parte do universo da criança, e há o predomínio das ilustrações que ampliam o texto.

– Livros para crianças
São livros de diferentes gêneros literários, que possuem um texto de qualidade e que são escritos de forma original, para os leitores com alguma experiência. Possuem ilustrações que complementam e ampliam o texto. Sua temática interessa às crianças.

– Livros para jovens
São livros de diferentes gêneros literários, escritos de forma original, com ou sem ilustrações. Porém, seus textos são mais densos que os infantis e sua temática é pertinente ao público jovem que possui experiência de leitura.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar