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Adolescentes protagonistas

Cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens de quatro escolas públicas e de uma unidade de internação do Distrito Federal participarão de debates sobre direitos humanos, cidadania e orçamento público. Em seguida, vão produzir boletins, programas de rádios e uma revista. Esta é a proposta do projeto Adolescentes protagonistas, que será lançado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), no dia 26 deste mês, às 14h30, no Museu da República, em Brasília.

O principal enfoque da iniciativa é assegurar o envolvimento de meninos e meninas na discussão sobre direitos e cidadania, observando como esses temas se relacionam com o orçamento público. A ideia é fortalecer a capacidade de atuação dos/as jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles/as destinadas. O lançamento reunirá os integrantes do projeto, professores, representantes da Secretaria da Educação do DF e de entidades que trabalham com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O passo a passo do projeto

Em um primeiro momento, os integrantes do projeto participam de uma série de encontros baseados nos princípios da educação popular, da arte-educação e da educomunicação. Em formato de oficinas, os encontros tratam de questões referentes à participação democrática e organização do Estado, à educação de qualidade, às noções de justiça ambiental e à comunicação.

Como resultado dos diálogos desenvolvidos nas oficinas as crianças, adolescentes e jovens realizam uma pesquisa de percepção nas suas comunidades. A escolha do tema da pesquisa dependerá da priorização dos assuntos elencados pelo próprio público participante do projeto. Nesse momento, a comunidade é envolvida diretamente, visto que os moradores da região são entrevistados pelos integrantes do Adolescentes Protagonistas, com o objetivo de identificar os problemas dos locais.

O “Adolescentes protagonistas” promove eventos coletivos com todos os participantes do projeto e com a presença de especialistas de diferentes áreas. Rodas de conversas, debates, seminários sobre o processo legislativo, circuito de cinema, participação em Audiências Públicas também fazem parte das atividades do projeto. Paralelamente, os integrantes do projeto produzem peças da área de comunicação. A produção da revista Descolad@s, a elaboração de roteiros e produção de programas de rádios e de boletins que serão distribuídos nas escolas e na comunidade estão previstos na iniciativa.

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