Os objetos de aprendizagem são recursos utilizados na educação para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, aproximando os alunos de maneira atraente, divertida e/ou interativa dos conteúdos estudados, contribuindo, dessa forma, para a construção do conhecimento.
Para esse fim, a Turma do Planeta disponibiliza, aos diferentes segmentos do ensino, narrativas no universo ficcional que, por meio das aventuras de seus personagens, dialogam com as questões presentes nos componentes curriculares.
Veja os recortes ficcionais e pedagógicos, os eixos conceituais com sugestões de como os conteúdos podem ser abordados em sala de aula.
Comunicação, Interação e Identidade são núcleos temáticos das histórias, que abordam nome, família, casa, amigos; falar, ouvir e compreender; e as diversas formas de registrar para lembrar.
As competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas estão presentes nos e-books e nas HQs da Turma do Planeta. Confira a seguir.
Conheça os personagens da Turma do Planeta: são oito crianças/adolescentes, seis animais e uma árvore, o Jequitibá – que dão vida a livros, sites e jogos dentro dos mais modernos conceitos de edutainment, ou seja, educação + entretenimento.
Falando pra caramba
Correndo contra o tempo
Descobrindo o mal feito
Um jornal do outro planeta
Geral falou
Enigma do Trocano
Sonhando acordado
Agitando a galera
Nas águas do tempo
Um rio que canta e encanta