Anterior
Próximo

Sugestões de atividades

Aqui, professor, você acessa um conjunto de atividades e brincadeiras agrupadas por idade/segmento escolar e competências. 

Após desenvolver as atividades relacionadas ao programa Esse Rio é Meu, compartilhe suas experiências, desafios e descobertas com seus colegas.

EDUCAção infantil

As atividades propostas têm como objetivo ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens. Além disso, busca atuar de maneira complementar à educação familiar.

Neste segmento, você poderá utilizar-se de espelhos, brinquedos, livros, lápis, papéis, tintas, pincéis, tesouras, cola, massa de modelar, sucatas, argilas, jogos, blocos para construções, material de sucata, roupa e panos, entre outros materiais. Use e abuse de sua criatividade! 

Nesta fase, a avaliação deve ser feita mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento dos processos de aprendizagem das crianças, sem o objetivo de promoção. É importante que você, professor, observe e reflita sobre a quantidade e qualidade das interações estabelecidas com as outras crianças, funcionários e com o professor. Essas avaliações auxiliarão no planejamento educativo.

Clique para baixar os documentos

BEBÊS - BNCC

Crianças de 2 anos - BNCC

Crianças de 3 anos - BNCC

Crianças de 4 anos - BNCC

Crianças de 5 anos - BNCC

Ensino fundamental 1

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos estarão desenvolvendo novas formas de relação com o mundo e consigo mesmos. Terão uma atitude ativa na construção de conhecimentos, enfrentando novos desafios. Para superá-los, adquirem novos recursos, como a leitura e os fazeres científicos. Ampliam as noções de tempo e suas interações com o espaço; a relação com as múltiplas linguagens, a oralidade e os processos de percepção, compreensão e representação.

Dessa forma, você, professor, ao inserir atividades que promovam a observação, a análise e a argumentação, estarão favorecendo aos seus alunos o desenvolvimento do pensamento criativo, lógico e crítico. 

 

Veja, a seguir, as sugestões de atividades relacionadas ao tema “Esse Rio é Meu”.

Ensino fundamental 2

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes enfrentam desafios de maior complexidade, levando-os a desenvolverem diferentes processos lógicos. Esses processos irão auxiliá-lo na organização e inter-relação dos conhecimentos adquiridos. Nesse sentido, é fundamental que os componentes curriculares sejam abordados nas vertentes da significação, da ressignificação e da abstração, numa visão interdisciplinar. 

Você, professor, ao eleger as atividades a serem desenvolvidas em sala, contribuirá para a aquisição de ferramentas que irão auxiliá-los a acessar e interagir criticamente com as informações que transitam pelas diferentes mídias, contribuindo, dessa forma, para a formação de uma geração comprometida com as mudanças no seu em torno e a níveis globais.