A metodologia de “Educação com e por meio de Causas” é resultado de um amplo trabalho de pesquisa, tendo como bases conceituais a Midiaeducação, a Educação Interdimensional, os princípios do MatrixWorks™ e o Método Sistêmico, entre outras. Esses referenciais teóricos sustentam uma prática pedagógica que concebe os ambientes de aprendizagem para muito além dos limites físicos da sala de aula, expandindo-os para os espaços públicos, para o ambiente virtual, para lugares e tempos que permitam a experimentação, as descobertas de novos objetos e de novas relações, a construção de novos significados, a formulação de novas questões que levem a novas respostas.
Princípios pedagógicos que norteiam o projeto:
Na “Educação com e por meio de Causas”, a aprendizagem é baseada na solução de problemas. É uma abordagem centrada no aluno por meio de problemas propostos em situações motivadoras e desafiadoras. O programa propõe a integração da escola com a comunidade desde a sensibilização inicial até a intervenção e socialização de resultados, por meio de
Definindo o problema
Favorecendo a interdisciplinaridade
Desenvolvendo as ações
Avaliando em processo
As ações de Monitoramento e Avaliação têm como foco acompanhar os indicadores quantitativos e qualitativos. O Plano de Monitoramento é desenvolvido em parceria com a Equipe da SME, de acordo com o cronograma de implementação do projeto nas escolas.
São eles:
Quantitativos de:
Qualitativos em: