Turma do Planeta

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Universo de personagens criados para servir de conteúdo para ferramentas pedagógicas através da diversão e do entretenimento.

Criada a partir da crença de que a melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa.

São oito crianças/adolescentes, seis animais e uma árvore, o Jequitibá – que dão vida a livros, sites e jogos dentro dos mais modernos conceitos de edutainment, ou seja, educação + entretenimento.

Os conteúdos da turma trabalham com a pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira, ensinando português, matemática, história, ciências, meio ambiente e geografia, interdisciplinarmente.

Como?

3 esferas interligadas de comunicação:

-Produtos culturais

-Produtos pedagógicos

-Redes sociais (produtos virtuais)

PRODUTOS CULTURAIS

-Mundo Simulado: Espaço cenográfico que simulará o universo das aventuras da Turma do Planeta. Através da estimulação dos cinco sentidos, as crianças terão um verdadeiro “mergulho” nos locais onde essas aventuras acontecem ao mesmo tempo em que poderão interferir na narrativa. O mundo físico proporciona às crianças a oportunidade de conhecer, admirar, entender os problemas ambientais, investigar e propor soluções, fazer parte e se comprometer com a recuperação do Rio Carioca.

-Livros e revistas: A cada ano lançaremos um livro e quatro revistas com HQs e passatempos. Todos estes produtos editoriais conterão QR codes que remeterão para os nossos ambientes virtuais.

-Teatro de Marionetes: Para itinerar por espaços públicos e escolas da cidade, com roteiro baseado no livro Como Tudo Começou. Espetáculo musical da Turma do Planeta baseado no livro Fala Bia!, com música de seis autores representativos da nova geração brasileira e letras de Silvana Gontijo.

-TV Planeta: Para quem acha que não se faz nada de novo para crianças na televisão, bem-vindo à TVplaneta. Pela primeira vez na história da televisão brasileira, uma turma de personagens animados apresenta um programa semanal. Só isso já faria da TVplaneta um acontecimento especial.
A Turma do Planeta, com suas crianças, animais e árvores que falam e tocam diversos instrumentos, vai mostrar em 26 programas como a história do homem se transformou com as mudanças da comunicação. O canal vai mostrar também o que se passa por trás de cada notícia ou mensagem veiculada na mídia impressa e áudio visual. É a mídia sem mistérios. 

A Turma do Planeta vai estar sempre voltada para os valores éticos, que andam tão sumidos das nossas telas, e para a diversidade cultural brasileira.
Uma série para ser motivo de orgulho de todos nós.

Você está convidado a fazer parte desta história cheia de aventura e emoção.

PRODUTOS PEDAGOGICOS

-Aprendendo pra Caramba: Todos os aparelhos que as crianças já usam para se conectar serão utilizados: celulares, tablets, games, etc. Assim, cada criança estará permanentemente próxima do universo da Turma do Planeta jogando, acompanhando suas aventuras, interagindo com outras crianças, aprendendo. Enfim, sendo estimuladas e se divertindo pra caramba. Os produtos digitais do Aprendendo pra Caramba são desenvolvidos para subsidiar o trabalho do professor na sala de aula. A plataforma fornecerá aos pais e professores informações sobre o aprendizado e os interesses das crianças a partir de suas interações com os diferentes conteúdos de cada diversão.

-Gincana “Carioca, tá limpo!”: A gincana vai começar mobilizando as escolas públicas e privadas do município a participar do esforço para recuperar o primeiro rio urbano do Brasil: o Rio Carioca. Ao mesmo tempo, acontecerá outra mobilização para convidar as comunidades que margeiam o rio para sua integração no projeto e para as oficinas de capacitação voltadas aos jovens agentes de transformação. Essa gincana alimentará a criação de um Laboratório de Propostas e Projetos de intervenção ambiental, com o objetivo de recuperar o Rio Carioca e os outros rios do Rio.

REDE SOCIAL: Ambiente de interação social, relacionamento, aprendizado e troca de experiências com viés educativo e lúdico.               

-Cards da Turma: Quem coleciona virtualmente as figurinhas da Turma do Planeta conhece uma capivara que canta, uma árvore que conta histórias e toda uma turma de músicos que vivem incríveis aventuras para acabar com a poluição e preservar os diferentes ecossistemas do nosso país. Além disso, também aprende a ler, a escrever e a calcular de forma divertida e também aprende sobre a região onde mora, customizando o seu jogo com o bioma local.

-Karaokê: Cantando samba, forró, baião e outros ritmos brasileiros, as crianças brincam, disputam festivais, melhoram o desempenho, aprendem noções de música e interagem com amigos do Brasil inteiro. Serão utilizadas músicas da gravadora Biscoito Fino. O professor poderá utilizar também como ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Matemática.

-Biomas brasileiros: Conteúdo dos sete biomas mais relevantes do Brasil – Floresta amazônica, Pantanal, Mata atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampas

Litoral: Restinga, Mata ciliar, Manguezal.

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